É verdade que colágeno emagrece?

Perguntado por: osales . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Ou seja, induzir o metabolismo a trabalhar em ritmo mais acelerado, elevando a temperatura corporal e estimulando a lipólise (oxidação de gordura para geração de energia), induzindo a perda de peso. No entanto, o colágeno não emagrece, pois ele não possui esse efeito termogênico.

Na verdade, seu uso principal nunca será essa, mas existem motivos que fazem com que o colágeno possa ajudar nesse sentido: O colágeno é uma proteína e como qualquer proteína ele é capaz de diminuir um pouco o apetite e trazer sensação de saciedade.

A suplementação com colágeno hidrolisado inibiu o ganho de peso menopáusico e também reduziu a tendência de aumento do tamanho de adipócitos (células de gordura maiores especializadas em armazenar energia como gordura). Essa inibição de ganho de peso foi mais pronunciada no grupo 4, o qual recebeu dosagem mais elevada.

Como inserir o colágeno em pó na dieta? O colágeno em pó consegue ser facilmente inserido na rotina de autocuidado. De modo geral, o produto deve ser administrado diariamente junto com 200ml de água, sucos ou iogurtes, em qualquer período do dia.

O estudo evidenciou que a ingestão de colágeno hidrolisado por 90 dias é eficaz na redução do envelhecimento da pele, pois reduz rugas e melhora a elasticidade e a hidratação. Ainda, o resultado benéfico foi mantido por 4 semanas após o término do suplemento.

Em regra, o tratamento com colágeno tipo 2 demonstra efeito a partir de 3 meses, consumindo nas dosagens adequadas diariamente. No entanto, a melhora dos sinais vai depender da patologia de cada indivíduo. A longo prazo ele pode trazer inúmeros benefícios e não possui efeitos colaterais.

Muitos podem afirmar que o melhor horário para se tomar o colágeno é à noite, um pouco antes de dormir. Isso permite que os nutrientes realizem um trabalho em nível ótimo durante o sono, período em que é liberado o GH, hormônio do crescimento.

O melhor colágeno para a flacidez é o Verisol, pois sua composição é específica para a reposição do colágeno da pele. Outros colágenos inespecíficos são quebrados durante a digestão e não conseguem atuar em tecidos alvo. O colágeno verisol tem benefícios para a flacidez ao melhorar a elasticidade da pele.

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha.

O colágeno pode ser ingerido a qualquer horário do dia, não há evidência cientifica de horário melhor para consumo.