Quais são os dois tipos de resenha?

Perguntado por: rconceicao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

O gênero resenha pode ser dividido em resenha descritiva (de caráter expositivo) e resenha crítica (de caráter expositivo-argumentativo).

Quais são os principais tipos de resenha? Existem três tipos de resenha que podem ser empregados na hora de realizar um trabalho: a resenha descritiva, crítica e científica. Essa divisão é feita para especificar os detalhes de cada maneira de fazer a resenha, entender o texto-fonte e aprofundar a análise.

Resenha: gênero textual que mescla o resumo, conforme definição acima, com trechos descritivos ou analíticos. Nesse sentido, a resenha acrescenta informações novas ao texto originalmente resenhado. Por isso, é possível dizer que, em toda resenha, existe um resumo.

Sobre a estrutura, a resenha crítica, normalmente, é composta por título, introdução, desenvolvimento e conclusão.

Resenha é um gênero textual que consiste na descrição de um texto ou de um filme, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião. As resenhas são lidas pelas pessoas que pretendem saber algo acerca de um conteúdo (do que se trata ou se é bem avaliado pela crítica, por exemplo).

Resenha crítica: apresenta uma crítica sobre a obra, que pode ser positiva ou negativa do ponto de vista do resenhista. Resenha descritiva: além do resumo, são apresentados dados adicionais e até comparações com outras obras semelhantes.

Nesse ponto, vale ressaltar que existem dois tipos de resenhas: resenha crítica: apresenta opiniões sobre a obra, com o ponto de vista do resenhista, destacando pontos positivos e negativos; resenha descritiva: faz um resumo, apresentando dados adicionais que não estão na obra propriamente dita.

O objetivo da resenha é despertar a atenção do leitor para o livro em questão, situando-o quanto à importância de tal obra editorial na área a que se destina, como educação, literatura, filosofia ou psicologia. As resenhas são, portanto, um convite à leitura mas não substituem a leitura das obras originais.

Informações sobre o gênero: A resenha é um texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. A função social da resenha é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações.

A resenha crítica é um texto de caráter opinativo em que o autor descreve e analisa uma produção social (por exemplo, uma obra artística ou acadêmica), a fim de influenciar os seus leitores recomendando a obra pelas suas boas qualidades ou a rejeitando pelos seus excessos e defeitos.

Fazer uma resenha envolve escrever um texto que misture resumo com opinião. Ela costuma ter de 3 a 4 páginas digitadas — 130 a 160 linhas — e pode ser estruturada em 2 partes (resumo e depois opinião), ou então ser escrita de maneira a combinar esses dois elementos.