Quais são os diferentes tipos de cidadania?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Como dito no texto, as cidadanias pode ser divididas entre: Cidadania civil - garantia de direitos relativos á liberdade; Cidadania política - garantia de direitos à participação política; e Cidadania social - garantia de direitos relativos à dignidade da vida humana.

Marshall ao estabelecer o conceito de cidadania, divide-o em três partes: civil, política e social. Frise-se que Marshall utilizou, em seus estudos e reflexões, o desenvolvimento da cidadania na Inglaterra.

Ao falar de cidadania no Brasil estaremos nos referindo a uma “cidadania possível”, ou seja, a uma cidadania que, assim como a modernidade, nunca se completou efetivamente como um projeto de sociedade no país. Num país de capitalismo tardio e periférico como o Brasil o pleno cidadão nunca chegou a existir de fato.

TIPOS DE DIREITOS

  • Direitos civis. Esses direitos se expressaram na liberdade religiosa e de pensamento, no direito de ir e vir, no direito à propriedade e também na liberdade contratual, bem como no direito à justiça.
  • Direitos políticos. ...
  • Direitos sociais.

A cidadania corresponde aos direitos e deveres das pessoas que estão inseridas em um determinado país. A escolha dos governantes, a participação direta na política e o cuidado com os bens públicos são alguns dos exemplos de cidadania.

É comum pensarmos que a pessoa só pode ter duas cidadanias, afinal o termo dupla cidadania existe por um motivo né? Mas a verdade é mais profunda do que você pensa: uma pessoa pode ter mais de sete cidadanias. Isso mesmo!

A cidadania é o conjunto de direitos e deveres que todo cidadão tem em sua localidade de origem. O direito ao voto é um exemplo de cidadania praticada em países com regime de governo democrático. A função da cidadania é contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva mediante a participação na sociedade.

Cidadania hoje
É através da cidadania que o indivíduo pode exercer seu papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, lutando por melhores garantias individuais e coletivas e por direitos essenciais como: o direito à vida, à liberdade, à propriedade, e à igualdade.

O autor inicia seu trabalho desdobrando a cidadania em três dimensões: direitos civis (direito à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei); direitos políticos (direito à participação do cidadão no governo da sociedade – voto) e direitos sociais (direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde e à ...

A cidadania moderna refere-se ao conjunto de direitos e deveres dos cidadãos que pertencem a uma nação, ou seja, o povo de um país. O núcleo dessa cidadania compõe-se basicamente de três elementos: o civil, o político e o social.