Quais são os benefícios da umectação noturna?

Perguntado por: edrumond . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

A umectação noturna é um procedimento voltado para o cuidado dos cabelos, especialmente das curvaturas que sofrem com o ressecamento, como cacheados e crespos. Essa é uma característica que ocorre devido ao formato espiralado dos fios, em que a oleosidade da raiz não chega (ou chega em pouca quantidade) às pontas.

Dessa forma, a umectação capilar noturna é indicada para quem tem cabelos secos ou ressecados, com pontas duplas e frizz. Os óleos atuam na reparação de pontas, selando os fios de cabelo e promovendo mais alinhamento, definição e luminosidade.

De modo geral, a umectação capilar pode ser feita a cada 10 dias. Para as cacheadas e crespas, que tem uma tendência maior ao ressecamento, o tratamento pode ser feito uma vez por semana, assim como para lisas ou pessoas com cabelos mistos/oleosos, ela deve ser mais espaçada.

Após o tempo de ação da umectação, seja ela noturna ou diurna, o óleo vegetal precisa ser retirado dos fios, já que deixá-lo no cabelo pode gerar um aspecto pesado e oleoso. Você pode fazer isso de duas maneiras: com uma lavagem normal usando shampoo ou com o método U.C.P.E.

A umectação noturna é ideal para quem não tem tempo de parar e fazer o procedimento durante o dia. Aplicando o óleo antes de dormir, você dá também mais tempo para ele agir. O único porém é que você, obrigatoriamente, vai ter que lavar o cabelo logo de manhã.

7. Pode fazer hidratação e umectação no mesmo dia? O ideal é que os dois procedimentos não sejam feitos no mesmo dia e sim, intercalados. Então, você pode hidratar seus fios no dia seguinte da umectação.

Diluir um shampoo transparente ajuda a remover umectação dos cabelos lisos.

óleo de coco

O óleo de coco é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos e melhores óleos para umectação capilar, pois promove hidratação profunda aos fios. É rico em vitaminas K, E, ferro e ácidos graxos, que penetram facilmente no fio, atuando na fibra capilar e agindo no combate a caspa, ressecamento e perda de proteína nos fios.

De acordo com a hair stylist, o óleo capilar lubrifica, protege e hidrata os fios, principalmente à noite. Além disso, ele prepara o cabelo para o dia seguinte. O resultado é um cabelo sem frizz, com brilho e protegido do sol. “Quando você acordar os fios estarão polidos e desembaraçados.

Quais os melhores óleos para usar na umectação?

  • Óleo de argan. Não é nenhuma surpresa que esse seja um dos óleos dessa lista, já que é um dos mais populares quando falamos de tratamentos capilares. ...
  • Azeite de oliva. ...
  • Óleo de abacate. ...
  • Óleo de coco. ...
  • Óleo de linhaça. ...
  • Óleo de semente de uva. ...
  • Óleo de rícino.

Em cabelos severamente danificados e ressecados, a umectação noturna pode ser realizada a cada 10 dias. Evite fazer o procedimento com frequência, pois em excesso os fios podem ficar pesados e até oleosos.

As que tem cabelos crespos e cacheados podem apostar em bastante umectação, pois a curvatura do fio cacheado é em "s'" e do crespo é em "z ", isso dificulta a oleosidade que o próprio couro cabeludo produz de chegar ao comprimento do fio, então é necessário a adição de óleo externo.

A umectação capilar é feita através de óleos vegetais, como o óleo de rícino e o óleo de argan. Em contato com o cabelo, esses óleos deixam os fios mais resistentes e com brilho, o que faz com que o seu cabelo se desenvolva de uma forma saudável.