Como dar um banho de óleo no cabelo?

Perguntado por: ofernandes2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Como fazer o banho de óleo?

  1. aplique o óleo por todo o comprimento dos fios, desde a raiz até as pontas;
  2. massageie o couro cabeludo e todo o cabelo por, no mínimo, 15 minutos. ...
  3. após a massagem, deixe o produto agir nos cabelos por algumas horas. ...
  4. lave os cabelos normalmente com um shampoo leve. ...
  5. pronto!

Também conhecido como umectação capilar, o banho de óleo consiste em aplicar um óleo vegetal em todo o cabelo e esperar o produto agir por um tempo. A dica é buscar por um óleo específico para o seu fio, para evitar que seu cabelo fique pesado.

Para utilizar um óleo capilar e obter um brilho leve, basta aplicar uma pequena quantidade sobre os cabelos secos longe das raízes, concentrando a aplicação nas pontas.

Alguns óleos para o cabelo como de rícino, de abacate, de argan, de coco e de macadâmia, ajudam a manter os fios saudáveis, brilhosos e macios, porque contêm vitamina E, ômega 3 e sais minerais com ação hidratante, nutritiva e antioxidante.

Na hora de tirar o óleo da umectação desses tipos de fios, a dica é lavar bem com shampoo e condicionador da mesma linha para tirar todo o produto do cabelo, principalmente do couro cabeludo.

duas horas

Umectação tradicional
E quanto tempo deixar o óleo no cabelo? O produto deve permanecer por, no mínimo, duas horas. Esta umectação é indicada para cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos que sejam tanto naturais quanto estejam danificados por química.

Veja como fazer:

  1. Misture meio tubo de tinta com o dobro dessa quantidade em creme.
  2. Lave o cabelo com shampoo antirresíduos.
  3. Tire o excesso de água dos fios;
  4. Aplique a mistura mecha a mecha em todo o cabelo.
  5. Deixe agir de 20 a 30 minutos e enxágue todo o creme do cabelo.
  6. Se quiser, finalize com o condicionador.

O óleo é aplicado da raiz até as pontas e você pode deixar agir por 20 minutos antes de lavar os cabelos como de costume. Pode ser feito até 3 vezes na semana nos mais ressecados e uma vez por semana nos mais oleosos.

Por que misturar o óleo de cabelo com o creme de pentear? Os dois produtos trazem benefícios diferentes para o seu cabelo. O creme de pentear ajuda a desembaraçar e hidratar os fios, além de controlar o volume, reduzir o frizz e minimizar os danos do dia a dia.

O óleo de mamona ou óleo de rícino é um óleo para cabelos muito indicado. Quem sofre com a queda pode contar com ele. O óleo ameniza o problema, acelera o crescimento, faz o cabelo crescer mais forte e mais espesso. Ele também é hidratante e, por isso, apropriado para cabelos ressecados e pontas duplas.

Para quem tem pontas duplas ou fios ressecados, o óleo capilar é uma ótima escolha. Dependendo do seu tipo de cabelo, ele pode ser usado apenas na pontinhas ou em todo o comprimento - com o cabelo úmido ou seco. O óleo também ajuda a controlar o frizz e os fios rebeldes.

Qual a forma correta de passar óleo no cabelo? A regra de ouro é nunca deixar o óleo para cabelo chegar perto da raiz – Seja na hora da finalização, para preparar o cabelo antes de um penteado ou, até mesmo, para fazer umectação: o óleo para cabelo deve ser aplicado apenas no comprimento e nas pontas das madeixas.