Quais são as principais características de uma sociedade de consumo?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

As principais características da sociedade de consumo são: Para a maioria dos bens, a sua oferta excede a procura, levando as empresas a recorrerem a estratégias de marketing agressivas e sedutoras que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produção.

Sociedade de Consumo é um termo utilizado em economia e sociologia para designar o tipo de sociedade que se encontra em uma avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços, disponíveis graça a elevada produção dos mesmos.

As críticas sobre a sociedade de consumo direcionam-se não apenas pela perspectiva econômica, mas também pelo viés ambiental. Afinal, um dos efeitos do consumismo é a ampliação da exploração dos recursos naturais para a geração de matérias-primas voltadas à fabricação de mais e mais mercadorias.

O consumo é o ato de se apropriar de algo, tendo como fundamento uma necessidade. Já o consumismo tem como base o acúmulo de produtos, sobretudo artigos supérfluos, aquilo que é desnecessário ou dispensável. O consumo, em geral, está relacionado como a sobrevivência e a subsistência.

O que é consumo:
Consumo é o ato de adquirir bens ou serviços por meio da compra e pode ser compreendido como uma das etapas da atividade econômica. Nesse sentido, o consumo seria o último estágio, sendo precedido da produção e da distribuição.

A sociedade de consumo é pautada na lógica de que “consumir mais é o melhor”. Ou seja, essa premissa tem suas raízes no processo da Revolução Industrial, onde o modelo de produção em série e o crescimento das empresas de comunicação foram fundamentais para a concretização da sociedade de consumo.

Vantagens e desvantagens das sociedades de consumo
Entre as vantagens apresentadas por essas empresas estão as seguintes: O crescimento econômico tende a ser mais dinâmico, por estimular tanto o consumo. Há maior acesso a bens e serviços por parte da população. Portanto, o bem-estar geral da população aumenta.

Consequências do consumismo
O problema é que há uma relação estreita e forte entre o consumismo, a sociedade e o meio ambiente. Isso porque para atender a demanda da produção e do consumo é necessário retirar matérias-primas da natureza, fabricar e transportar materiais, fazer grande uso de energia elétrica e de água.

A sociedade de consumo é notavelmente calcada no crescimento do consumismo na sociedade para manter a circulação de capitais e garantir a geração de lucro.

Impactos do consumismo no meio ambiente
Além disso, para que o processo produtivo aconteça, são emitidos gases poluentes, provocada a poluição, destruição de ecossistemas, dentre outros problemas que agravam cada vez mais o problema ambiental e levam o planeta à devastação.

O comportamento do consumidor é entendido como toda a ação que este realiza para satisfazer suas necessidades e que geralmente tende a ser afetada por fatores internos e externos, como a marca da empresa, sua reputação, publicidade e a percepção que gera na forma como compram.