Como o consumo pode afetar o meio ambiente?

Perguntado por: idamasio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Além disso, para que o processo produtivo aconteça, são emitidos gases poluentes, provocada a poluição, destruição de ecossistemas, dentre outros problemas que agravam cada vez mais o problema ambiental e levam o planeta à devastação.

“O nosso consumo é baseado em recursos que são finitos, se compramos incessantemente sem a consciência disso, vemos resultados que estão surgindo hoje em dia, a falta de água e a poluição em massa do nosso ambiente, prejudicando a vida de todos que habitam este planeta”, explica Vitória Furlan.

Resposta. quando o consumo acontece de maneira exagerada,leva a exploração excessiva dos recursos naturais. Cada vez mais os produtos tem menor tempo de vida útil e maior dificuldade de conserto, o que gera um enorme número de resíduo.

Consequências do consumismo
Com o passar do tempo, o aumento do consumo alterou o estilo de vida das pessoas. Hoje, sabe-se que o consumismo pode gerar inúmeras consequências, como o endividamento e o aparecimento de doenças como ansiedade e depressão.

Significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. Consumimos de maneira sustentável quando nossas escolhas de compra são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais – positivas ou negativas.

Consequências sociais
O consumismo, quando exagerado, pode se tornar uma compulsão, um vício — a oneomania, que citamos. Isso é muito prejudicial para as relações sociais, pois a única alegria que uma pessoa afetada tem, vem das compras. Ignorando outros aspectos da vida cotidiana.

redução do impacto ambiental: o consumo consciente e sustentável pode ajudar a reduzir a quantidade de recursos naturais utilizados na produção de bens e serviços, bem como a quantidade de resíduos gerados.

Diferente do consumo, o consumismo não é utilizado para sanar necessidades essenciais ou garantir conforto e qualidade. A diferença entre eles é basicamente: consumo = necessidade ou compras planejadas; consumismo = desejo ou compras feitas de forma desenfreada.

Resposta: O consumismo tem como consequência o aumento de indústria, desencadeando aumento de poluentes, desmatamento e devastação de áreas de preservação, isso reflete em grandes impactos ambientais como erosão do solo, instabilidade climática, enchentes e etc.

Pode-se dizer que o consumismo cria uma sociedade insustentável, pois os atos desencadeados pelo consumismo podem danificar a vida das gerações posteriores. Os animais também sofrem com o consumo desenfreado. Todos os dias milhares de animais são mortos em abatedouros para serem consumidos.

O consumismo não tem uma causa específica. Esse comportamento é motivado por uma série de fatores que envolvem desde a mídia até as táticas de propaganda utilizadas por organizações empresariais.

O consumismo desencadeia fortes problemas ambientais, como lixo, desmatamento e a poluição, assim como vem sendo o responsável por distúrbios na sociedade como modismo, endividamento, má qualidade de vida, roubos, bulliyng entre outros.

Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.

O consumismo também causa consequências à sociedade, já que contribui para o processo de degradação das relações sociais. Muitas vezes excluímos pessoas e as julgamos pelo simples fato de ela não possuir tal objeto ou não estar com “roupas da moda”.