Quem faz parte da vocação religiosa?

Perguntado por: acaldeira5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Vocação religiosa: pessoas que se consagram a Deus por meio dos votos religiosos de pobreza, obediência e castidade e, geralmente, seguem e servem a Cristo por meio de uma Congregação Religiosa, um exemplo são os Irmãos Maristas.

vocação sacerdotal: religiosos que anunciam o evangelho e guiam a comunidade cristã, como diáconos e bispos; vocação religiosa: pessoas que se consagram a Deus por meio dos votos de pobreza, castidade e obediência, como as que fazem parte de uma congregação religiosa.

A consagração acontece por meio da realização dos votos de pobreza, obediência e castidade e, geralmente, por meio de uma Congregação Religiosa, como a dos Irmãos Maristas. Viver a vida religiosa não é abandonar, mas sim se tornar mais completo.

O que é Vocação:
Vocação é uma competência que estimula as pessoas para a prática de atividades que estão associadas aos seus desejos de seguir determinado caminho. Por extensão, vocação é um talento, uma aptidão natural, um pendor, uma capacidade específica para executar algo que vai lhe dar prazer.

A palavra “vocaçãotem origem no latim “vocare”, que significa “chamar”. Assim, a vocação é o chamado à nossa essência, à nossa habilidade natural. Dessa forma, o termo diz respeito à facilidade que uma pessoa tem de realizar uma tarefa com excelência, dado que já possui um dom para aquela atividade em específico.

Você sabia que a cada domingo a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica? Celebramos as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.

A vocação é um dom recebido de Deus, escolhido de forma particular para cada um, cuja realização vai além da capacidade humana, mas concretizada graças à capacidade que Ele em nós efetiva. Não diz respeito a um projeto, mas sobre uma profunda convicção de propósito.

Se você tem o desejo incontrolável de se sentir mais perto de Deus, rezar, conversar com ele; a conexão inexplicável que só se sente em profunda intimidade com Ele, em oração, você seguramente tem vocação religiosa.

Os religiosos são aqueles, leigos ou clérigos, que aderem à 'vida consagrada' e, em alguns casos, contemplativa (monges e frades, por exemplo).

O ser humano vive a religiosidade, quer professando uma doutrina ou não. Para o homo religiosus é a presença revelada de Deus na existência concreta desde uma pessoa que se reconhece e age na sua profundeza espiritual.

Vocação é uma palavra que vem do termo em latim vocare, que significa convocar, chamar, escolher. Vocação é, portanto, um chamado de Deus a uma determinada pessoa. Esse chamado é individual, possui características únicas para cada um.

A vocação é a inclinação ou tendência para um(a) determinado(a) estado, carreira ou profissão. O termo provém do latim vocatĭo e, para os religiosos, é a inspiração pela qual Deus chama para a vida religiosa (o sacerdócio). Posto isto, o conceito também se utiliza como sinónimo de chamamento ou convocação.

A missão e o papel de cada vocação está descrita no Catecismo da Igreja Católica. Sobre o sacerdócio o documento expõe que é todo aquele “escolhido de entre os homens” para “agir na pessoa de Cristo, na presidência da Eucaristia”.

A vocação é dom de Deus para a realidade humana. Deus sempre chama pessoas para o serviço do seu Reino no mundo e na Igreja. A resposta vem do ser humano diante do chamado. O Verbo de Deus encarnado também chamou pessoas para a evangelização.

Evangelho do dia: Na vocação de Pedro, nós vemos também a nossa vocação. No evangelho de hoje Lucas 5,1-11 faz um relato da vocação de Pedro e dos seus companheiros de trabalho, Tiago e João.

Como descobrir minha vocação?

  1. Observe suas características. Exercite o autoconhecimento e busque suas principais características: o que você gosta de fazer? ...
  2. Descarte o que não quer. ...
  3. Busque atividades que gerem prazer. ...
  4. Converse com profissionais das áreas de seu interesse. ...
  5. Confira quais são as tendências do mercado.