O que é a vocação do matrimônio?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

De maneira muito simplificada, podemos dizer que a vocação matrimonial consiste no convite de Deus a um homem e a uma mulher a se unirem num relacionamento de profundo amor e santidade, gerando, como fruto fecundo dessa união a vida, os filhos.

O matrimônio é um sinal sagrado de Deus em nossas vidas. É uma vocação que deve ser honrada, especialmente porque é uma escolha de duas pessoas, que decidem se unir em um só corpo e espírito. Esse sacramento tem significado imenso para a Igreja e para a comunidade, assim como para Deus.

Pode-se dizer que as principais finalidades do casamento consistem em estabelecer comunhão de vida, regulando-se as relações sexuais; gerar filhos, cuidar deles e lhes dar educação; primar pela manutenção e mútua assistência entre os cônjuges, e gerar estabilidade familiar, isto é, o casamento será um vínculo jurídico ...

Este é um Sacramento de Serviço (junto com a Ordem), através dele nos unimos ao sexo oposto para juntos construirmos uma família. O matrimônio é uma doação total ao outro e a Deus, somos chamados a construir uma família cristã, com pensamentos retos e morais.

Normalmente quem é vocacionado ao matrimônio conta que sonha em casar, em cultivar uma família, em educar os filhos, enfim, em fazer coisas de gente casada. Isso pode ser um sinal da vocação.

Esta graça sacramental ajudará à revelação mútua dos cônjuges, ao respeito pela identidade e dignidade de cada um, à ajuda mútua e fraterna; ensina a perdoar e a acreditar, em cada momento, que o amor é possível, atraídos pela comunhão definitiva no Reino dos Céus.

O matrimônio constitui uma graça divina, quando não existe a instabilidade, mas quando reina a paz, dom de Deus para o mundo e para o casal[13]. O matrimônio é um dos sete sacramentos da vida eclesial.

O casamento é um compromisso
Deus considera o casamento um acordo entre marido e mulher, bem como um compromisso entre o casal e Ele. Ele espera que nos dediquemos ao relacionamento e reconheçamos nossas responsabilidades, nossos deveres e nossa lealdade ao cônjuge e a Deus.

Assim, Paulo explicita o significado do matrimônio: “Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo”(Ef 5, 28).

O Sacramento do Matrimônio também é acompanhado de uma graça especial de Deus. Graça essa que serve para a perfeição do amor dos cônjuges, para fortificar sua unidade indissolúvel. O próprio Jesus Cristo é a fonte dessa graça.

O casamento é o "vínculo estabelecido entre duas pessoas", já o matrimônio é um dos Sacramentos da Igreja. É a união de um Homem e sua Mulher com a benção de Deus, em aliança, já de cara iniciamos com nossa primeira diferença. Sendo assim iniciaremos com a análise Civilista.

Como todo sacramento possui sua matéria e fórmula, o sacramento do matrimônio possui como matéria o consentimento livre dos noivos (ou seja, a livre aceitação do outro); como fórmula sacramental temos as perguntas que selam o compromisso com o “sim” dos noivos, a declaração do consentimento e a bênção nupcial.

O casamento é uma ligação permanente e dedicada entre um homen e uma mulher. A Bíblia diz em Mateus 19:5-6 “Deus ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.”

Você sabia que a cada domingo a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica? Celebramos as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.

Eu, recebo-te por meu esposo e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida, até que a morte nos separe”. O casamento é, sem dúvida, um compromisso que deve ir para além das palavras.

Existem diversos tipos de vocação, que podem ser na área religiosa, da educação, da saúde, de exatas, de humanas etc. Algumas pessoas têm a política como vocação, já outras a Medicina. Há ainda o canto, as artes de maneira geral, o lidar com crianças e outras tantas vocações.