Quais são as principais características da ciência?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Objetiva: a ciência é um conhecimento que pressupõe uma objetividade, ou seja, busca ser imparcial, com a mínima influência dos interesses pessoais, com linguagem clara, rigorosa e precisa para evitar ambiguidades. Verificável: todas as teorias científicas são postas à prova.

Racional: trabalha com conceitos e combinações lógicas, e com não valores e dogmas. Objetiva: traz a verificação metódica da adequação das hipóteses aos fatos. Factual: parte já dos fatos e retorna a estes; controla e analisa os fatos para compreendê-los.

Ciência é um sistema que adquire conhecimento baseado em um método, conhecido como método científico. É construída com atitudes racionais, visando à obtenção de conhecimento específico, com base na observação, na realização de métodos experimentais e no desenvolvimento de teorias e leis.

Entre outras características inerentes ao conhecimento científico, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.

As principais características da ciência são a racionalidade, exatidão, metodologia sistemática, conhecimento verificável e possibilidade de replicar os estudos feitos e resultados obtidos.

Duas das características fundamentais da Ciência Moderna precisam ser ressaltadas. São elas: linguagem matemática, que está implicada nas fórmulas que decodificam os fenômenos naturais, e a relação com a técnica, ou a produção de aparatos tecnológicos capazes de manipular a natureza.

A ciência pode ser caracterizada como uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível. Etimologicamente, ciência significa conhecimento. Porém, muitos tipos de conhecimento não pertencem à ciência, como o conhecimento vulgar e outros.

São características da ciência, EXCETO:pode ser dividida em ciência aplicada e ciência básica; é a busca pela descoberta de explicações para os fenômenos naturais; ciência aplicada e ciência básica são complementares entre si; a ciência básica aborda aspectos mais gerais ou fundamentais da realidade.

Resumo sobre o método científico
É composto por etapas que envolvem a observação de um fenômeno, a formulação de perguntas e hipóteses, a experimentação, o teste das hipóteses e a conclusão. Um conhecimento apenas se torna de caráter científico após ter passado pelo método científico.

Ciências exatas, humanas e biológicas são as três principais áreas do conhecimento. Enquanto as ciências exatas utilizam a matemática e a lógica para resolver problemas, as humanas estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais.

A partir do momento em que as ciências tornam-se autônomas, passam a ser classificadas em ciências formais, ciências da natureza e ciências humanas.

A ciência busca sempre descobrir problemas novos, mais profundos e mais gerais (sujeitando suas respostas, sempre provisórias, a testes renovados e mais rigorosos). A ciência possui como principal função o aperfeiçoamento do conhecimento, possibilitando a substituição de conceitos anteriores por novos.