Quais as consequências do mau uso da ciência?

Perguntado por: avilela9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

O mau uso da ciência pode trazer graves consequências para a sociedade e para o planeta, incluindo desinformação, preconceito, impactos negativos na saúde e segurança das pessoas, desenvolvimento de tecnologias prejudiciais, falta de responsabilidade social e práticas ilegais.

O mau uso da ciência, nesse caso, resultou numa violência social imensamente destrutiva. Partindo agora de outro ponto de vista do mau uso do conhecimento científico, a fraude e a fabricação de dados são práticas desonestas que, infelizmente, aconteceram e acontecem bastante no meio científico.

Alguns dos riscos mais „famosos‟ da ciência são as espécies ameaçadas; o sedentarismo e a dependência tecnológica; as agressões ao planeta; e os efeitos secundários da utilização de bombas nucleares e tecnologias do género.

Por meio dos seus métodos e instrumentos, a ciência nos permite analisar o mundo ao redor e ver além do que os olhos podem enxergar. O empreendimento científico e tecnológico do ser humano ao longo de sua história é, sem dúvida alguma, o principal responsável por tudo que a humanidade construiu até aqui.

A ciência avança o conhecimento, melhora o ensino e a qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, a ciência traz a solução para os grande problemas da humanidade, como novas fontes de energia sustentável, novos medicamentos, alívio à dor, conhecimento do universo, dentre inúmeros outros aspectos.

Resposta verificada por especialistas. A ciência possui pontos negativos e positivos em relação ao uso que se faz acerca dos conhecimentos científicos, pois enquanto alguns cientistas desenvolvem drogas e antídotos para evitar e curar doenças, outros utilizam de seu conhecimento na confecção de bombas destrutivas.

O erro de um cientista pode ajudar outro a evitar cometer a mesma falha, ou mesmo se tornar positivo quando as ideias são empregadas com diferentes objetivos e métodos.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

  • Riscos físicos. ...
  • Riscos Químicos. ...
  • Riscos Biológicos. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Acidentais.

Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675). “Perigo é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675).