O que e ciencias?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Ciência refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas. Este artigo foca o sentido mais estrito da palavra.

Derivada do latim scientia, a palavra significa conhecimento. Mas não se trata de um conhecimento qualquer, ela busca compreender fatos e verdades, leis naturais da vida, para saber e explicar como o universo funciona.

A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas. A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia e outros.

O Programa Ciência na Escola (PCE) envolve um compromisso pelo aprimoramento do ensino de ciências na educação por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal ...

Ciências exatas, humanas e biológicas são as três principais áreas do conhecimento. Enquanto as ciências exatas utilizam a matemática e a lógica para resolver problemas, as humanas estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais.

O objetivo da ciência é explicar, descrever e prever os fenômenos a partir do desenvolvimento de procedimentos metodológicos que possam ser constantemente verificados e reproduzidos.

A ciência avança o conhecimento, melhora o ensino e a qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, a ciência traz a solução para os grande problemas da humanidade, como novas fontes de energia sustentável, novos medicamentos, alívio à dor, conhecimento do universo, dentre inúmeros outros aspectos.

O contributo da ciência para a sociedade é inquestionável, na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente.

Por meio dos seus métodos e instrumentos, a ciência nos permite analisar o mundo ao redor e ver além do que os olhos podem enxergar. O empreendimento científico e tecnológico do ser humano ao longo de sua história é, sem dúvida alguma, o principal responsável por tudo que a humanidade construiu até aqui.

A educação científica e tecnológica possibilita colocar os alunos como protagonistas, ensina-os de forma natural a tomar decisões sobre qual caminho é o melhor a ser seguido, fazendo-os ter iniciativa e os instruindo a ter discernimento frente às adversidades que aparecem dentro das experiências em sala de aula.

Então, pode-se dizer que Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos, obedecendo às leis que foram verificadas por métodos experimentais. A ciência é composta por três componentes: a observação, a experimentação e as leis. Visa a união entre o conhecimento teórico, a prática e a técnica.

A ciência da aprendizagem é um campo de estudo que reúne a neurociência, a psicologia e a pedagogia a fim de compreender como acontece o aprendizado e quais são as melhores técnicas a serem implementadas na sala de aula para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem das escolas.

As áreas do conhecimento são: Ciências Exatas e da Terra. Ciências Biológicas. Engenharias.

Entenda as 4 áreas de conhecimento do Enem
Sendo assim, as disciplinas que conhecemos ficam divididas da seguinte forma: - Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia. - Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.

As chamadas ciências básicas – Física, Biologia, Antropologia, Química, Matemática, entre outras –, vêm, ao longo da história, fornecendo o conhecimento e as competências necessárias para que a humanidade possa lidar com grandes desafios.