Quais são as características de um e-mail?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Característica do e-mail

  • O teor da mensagem eletrônica é variável, pois poderá ser um texto formal, informal ou até mesmo uma mensagem curta;
  • A norma culta padrão da língua portuguesa não é uma exigência;
  • É possível anexar conteúdo não-verbal no conteúdo, como fotos;
  • É possível também enviar vídeos e áudios;

Possibilidade de ler e responder a correspondência eletrônica a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que possua um computador com acesso à Internet. Recebimento de inúmeras mensagens com propagandas e mensagens inúteis. Possibilidade de enviar a mesma mensagem a um grupo pré-definido de pessoas.

O e-mail empresarial, também chamado de corporativo, é um endereço de e-mail personalizado e protegido por servidores, para que a sua empresa esteja conectada à internet, mantendo-se atualizada ao mesmo tempo em que se mantém protegida. Esse tipo de e-mail leva no endereço eletrônico o domínio do site da sua empresa.

Quais são as partes do e-mail? Um e-mail é composto por três componentes principais: o envelope SMTP, o cabeçalho e o corpo.

Correio eletrônico, ou simplesmente e-mail (abreviatura de eletronic mail), é uma ferramenta que permite compor, enviar e receber mensagens, textos, figuras e outros arquivos através da Internet.

Corpo da mensagem: O corpo do e-mail é a parte mais importante da mensagem e você deve evitar discutir mais de um assunto por e-mail, facilitando a leitura e agilizando a resposta do destinatário.

É importante incluir informações de contato na assinatura, mesmo que o destinatário já tenha seu endereço de e-mail. Dessa forma, você fornece acesso a outros canais de comunicação, em caso de necessidade. O destinatário pode preferir te ligar para te responder, ao invés de enviar outro e-mail, por exemplo.

Sendo assim,comunga-se do entendimento de que o e-mail funcional (ou institucional) é caracterizado como instrumento de trabalho do agente público, conferido pelo ente público, para consecução de suas atribuições funcionais e, logo, em última análise, do interesse público.

Através dele é possível contato entre os colaboradores, com fornecedores, clientes e outros públicos. Atualmente, as empresas utilizam e-mails corporativos como forma de aperfeiçoar o trabalho e tornar a comunicação mais rápida e eficaz. Serve também como registro de ações e tomadas de decisões por parte da equipe.

Quais são as plataformas de e-mail disponíveis?

  • E-mail gratuito. Essa é uma das plataformas mais comuns e utilizadas. ...
  • E-mail de domínio. Ao contrário do e-mail gratuito, o e-mail corporativo possibilita ter um domínio personalizável com o nome da sua empresa. ...
  • E-mail Corporativo Exchange. ...
  • E-mail Corporativo Zimbra.

Basicamente, existem dois tipos de e-mails: o Pop3 e o Webmail.

Quanto à estrutura, assemelha-se à carta no que se refere ao vocativo, texto, despedida e assinatura. A data não é fator relevante, pois o próprio programa já se incube de detalhar o dia e a hora em que a mensagem foi enviada.

"Email"

  • Rápido e barato.
  • Contato ideal a distância com pessoas de difícil acesso à telefone.
  • Após escrito, pode-se compor e/ou revisar antes do envio.
  • É possível enviar a um ou mais grupo de pessoas.
  • É possível enviar vídeos, fotos, imagens, documentos.