Quais os riscos de aplicar ácido hialurônico no rosto?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.7 / 5 14 votos

Um dos perigos mais temidos ocorre quando o produto é injetado na parte errada do rosto. Com isso, o ácido hialurônico pode parar dentro dos vasos sanguíneos que irrigam a face, onde vai provocar um entupimento que leva à morte de tecidos de partes do nariz, dos lábios ou até um quadro de cegueira.

Vermelhidão pode acontecer, porém é menos frequente. Não costuma ser acompanhada de calor no local e se isso ocorrer você deve informar seu médico, principalmente se voçê é um paciente alérgico. Coceira pode ocorrer, mas também não costuma ser uma queixa frequente.

Quais reações adversas podem ser provocadas pelo uso do ácido hialurônico? A pessoa pode ter infecção, edema (que é o aumento de volume, inchaço), resultado inestético e oclusão vascular com risco até de necrose e cegueira.

Por exemplo, se for aplicada uma quantidade além do que é recomendado, o rosto pode ficar desproporcional e até deformado. Também existe o risco do ácido hialurônico acabar sendo injetado em um vaso sanguíneo, causando uma obstrução vascular, arterial ou venosa.

7 – Quem não pode fazer preenchimento? Pacientes com doenças autoimunes, como Lúpus e esclerodermia (enrijecimento crônico da pele e dos tecidos conjuntivos) não podem ser submetidos a procedimentos com ácido hialurônico injetável pois podem piorar o quadro da doença.

"Há casos em que se injeta 10 a 20 mililitros de ácido hialurônico e você vê transformações impressionantes", observa. "Mas isso pode afetar a movimentação do rosto e a pessoa deixa de ter um sorriso ou uma expressão natural.

Segundo ela, para realmente mudar a feição de um paciente, são necessárias ao menos 10 seringas de ácido hialurônico. “Cada uma contém 1 ml do produto e custa por volta de R$ 1,4 mil”, revela.

Quais os resultados esperados? Após a aplicação do ácido hialurônico, um fica facial com aspecto rejuvenescido, com a pele mais lisa, hidratada, sem marcas de expressão, olheiras, sulcos e rugas.

Geralmente, o efeito dura entre 6 a 18 meses, mas existem algumas exceções.

Apenas o médico pode determinar quem pode ou não fazer preenchimento facial. Portadores de doenças autoimunes, alérgicos às substâncias utilizadas, pessoas com inflamações ou infecções na face, grávidas e lactantes geralmente são contraindicadas.