Quem não pode fazer aplicação de ácido hialurônico?

Perguntado por: orocha8 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.6 / 5 17 votos

Quem pode realizar o tratamento com Ácido Hialurónico? As únicas contraindicações dizem respeito a grávidas, mulheres a amamentar, casos de doenças autoimunes (não controladas), situações de alergias conhecidas numa aplicação prévia, ou histórico de reações alérgicas graves (choque anafilático).

As contraindicações absolutas para o preenchimento são gravidez, lactação, doenças autoimunes, imunodepressão e alergia aos componentes da injeção (CROCCO, et al., 2012).

Além do entupimento de artérias e veias, outros efeitos colaterais possíveis são reações inflamatórias, marcadas por vermelhidão e inchaço, e a formação de nódulos no local da aplicação. A boa notícia é que, como o produto é absorvido pelo organismo, esses problemas costumam ser passageiros.

Vermelhidão pode acontecer, porém é menos frequente. Não costuma ser acompanhada de calor no local e se isso ocorrer você deve informar seu médico, principalmente se voçê é um paciente alérgico. Coceira pode ocorrer, mas também não costuma ser uma queixa frequente.

Como é feito o preenchimento facial com ácido hialurônico? Como já mencionado, o tratamento é minimamente invasivo e feito em consultório com o uso de anestésicos locais. Tal procedimento pode ser feito por cirurgiões plásticos ou dermatologista, pois a face é uma região extremamente vascularizada.

Segundo ela, para realmente mudar a feição de um paciente, são necessárias ao menos 10 seringas de ácido hialurônico. “Cada uma contém 1 ml do produto e custa por volta de R$ 1,4 mil”, revela.

Nesses casos, pode ocorrer necrose de tecidos no local ou alterações em outros órgãos, quando o produto migra e obstrui um vaso distante do local da aplicação. É o caso da perda de visão após o preenchimento, uma complicação rara porém gravíssima do preenchimento com ácido hialurônico.

Por exemplo, se for aplicada uma quantidade além do que é recomendado, o rosto pode ficar desproporcional e até deformado. Também existe o risco do ácido hialurônico acabar sendo injetado em um vaso sanguíneo, causando uma obstrução vascular, arterial ou venosa.

A dermatologista explicou que, em caso de complicação ou quando os pacientes não gostam do resultado de um preenchimento, é feita a hialuronidase, enzima usada para degradar o ácido hialurônico. No entanto, essa enzima é bastante alergência. Em alguns casos, pacientes podem sofrer reação 30 segundos depois.

Uma complicação possível, segundo o especialista, é quando a substância é injetada dentro de uma artéria ou veia, o que pode provocar necrose em uma parte da pele.

Apenas o médico pode determinar quem pode ou não fazer preenchimento facial. Portadores de doenças autoimunes, alérgicos às substâncias utilizadas, pessoas com inflamações ou infecções na face, grávidas e lactantes geralmente são contraindicadas.