Quais os impactos da regionalização na sociedade atual?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

O processo de regionalização pode interferir positivamente no acesso aos serviços socioassistenciais, pois permite mapear as vulnerabilidades sociais e suas formas de se expressarem no território; planejar a partir da realidade; disponibilizar recursos sociais e políticos, entre muitos outros benefícios.

A regionalização é importante, pois ela facilita os estudos, análises, intervenções dos poderes públicos e ações governamentais em um determinado espaço, que foi delimitado por alguns critérios, como: renda, aspectos sociais, características regionais e naturais, formação social, economia, setor econômico, dentre ...

A regionalização socioeconômica do mundo busca classificar os países com base no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida social. Regionalizar significa segmentar ou classificar uma dada área do espaço geográfico ou do meio natural conforme um critério previamente estabelecido.

As regionalizações mundiais existem para uma melhor análise das particularidades de cada lugar. Sendo assim, cria-se uma área ou uma região considerando-se alguma característica específica, como: a localização espacial. o clima.

Os principais objetivos da regionalização do Brasil são os seguintes: Aumento da compreensão sobre o território; Melhoria da organização dos dados do território; Auxílio na implantação e na gestão de políticas públicas.

Que benefícios podem resultar da regionalização? Em primeiro lugar, a regionalização é um factor que favorece o fortalecimento do processo de democratização do País. A todos os níveis de poder, da freguesia aos órgãos de soberania, existem órgãos democraticamente eleitos.

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidriografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias), ...

O Brasil, por exemplo, faz parte do Mercosul e de outros critérios de Regionalização do Espaço Mundial, por exemplo.

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias); ...