Por que o país é dividido em regiões?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

A divisão do Brasil em regiões torna mais fácil o ensino de geografia assim como a pesquisa, coleta e organização de dados sobre o país, seus habitantes e suas características de modo geral. Por uma razão muito simples: os estados que formam uma grande região não são escolhidos ao acaso.

Por que o Brasil foi dividido em regiões? O principal objetivo da divisão regional do Brasil é aumentar a compreensão e perspectiva da organização do território do país, e também auxiliar na implantação e gestão de políticas públicas.

Um dos motivos que favorece a divisão interna do país é quanto ao controle administrativo do território, no qual subdivide as responsabilidades de fiscalizar em partes menores, uma vez que grandes extensões territoriais sem ocupação e ausência de estado podem provocar uma série de problemas, inclusive de perda de ...

No Brasil as regiões foram criadas justamente para facilitar os estudos e compreensão principal nas escolas, os critérios adotados forma simples, pensavam nas características naturais de cada região e assim formularam as regiões brasileiras.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1970, dividiu o território brasileiro em regiões: Região Sul, Sudeste, Centro Oeste, Nordeste e Norte.

Mais do que uma divisão geográfica, as cinco regiões do Brasil também compartilham aspectos socioeconômicos e culturais semelhantes. Isso nos ajuda a compreender melhor esse território gigantesco — facilitando a análise de estatísticas e a aplicação de políticas públicas.

Os critérios utilizados foram apenas os elementos – clima, vegetação e relevo.

As Divisões Político-Administrativas do país são feitas a modo de uma melhor gestão política do território nacional, tanto para gerenciar as economias quanto para ministrar as populações. É o Governo Federal o responsável por repassar as verbas públicas para os Estados e Municípios.

Regionalização brasileira oficial
A regionalização é usada para descentralizar a administração e, assim, planejar melhor as ações governamentais, e ainda para coletar dados e realizar estudos sobre determinado território.

A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Os estados do Nordeste do Brasil são nove: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A região Nordeste é formada por nove estados.

Formada por sete estados – Amazonas (AM), Pará (PA), Acre (AC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Amapá (AP) e Tocantins (TO) –, a região abriga a imensa Floresta Amazônica e possui a maior biodiversidade do planeta, com uma extensa fauna e flora.

Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões.

Divisão administrativa é a forma de se dividir o território de um país em diversas partes. Essas partes são chamadas de províncias, unidades federativas ou estados. Esses, por sua vez, também são subdivididos em municípios que podem estar divididos em um ou mais distritos.