Quais os exames que eu tenho que fazer depois da curetagem?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Exames diagnósticos: Ultrassonografia transvaginal, Beta HCG quantitativo. Exames pré-operatórios: Tipagem sanguínea (obrigatório), Hemograma e Coagulograma (se indicados).

Depois da curetagem, você deve sentir cólicas leves e um pequeno sangramento, que costumam cessar em alguns dias. Só fique atenta a sintomas como febre, dores abdominais e secreção ou sangramento com odor fétido, que podem ser sinal de infecção e de que há ainda algum material retido.

Após a curetagem, ela pode apresentar sangramento, que pode durar de 7 a 12 dias. Caso o sangramento fique mais intenso ou venha acompanhado de febre, deve-se procurar o médico para uma avaliação, pois esses podem ser sinais de infecção.

Para as mulheres que se encontram no período pós-parto, recomenda-se a realização da citologia oncótica, e outros procedimentos para acompanhar alterações no colo do útero, a partir de 90 dias após o parto(1).

Não existem evidências suficientes sobre um tempo de abstinência sexual específico após curetagem, mas a maioria dos ginecologistas recomendam repouso pélvico por algum tempo, variando de três dias a duas semanas, para evitar sangramento e/ou infecção.

Quanto mais precoce o aborto, mais rápida será a recuperação. A paciente costuma ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte, e as recomendações incluem abstinência sexual e contracepção por 3 meses. É esperado que a mulher apresente sangramento uterino após o procedimento. A condição pode durar entre 7 a 12 dias.

Além disso, é importante observar que o útero pode passar por algumas alterações estruturais após a curetagem. Essas alterações podem incluir o encurtamento do útero, o afinamento da parede uterina ou a formação de aderências.

Riscos da curetagem
Sangramento, que geralmente é controlado com medicamentos; Infecção.

Pode sim. A carne suína ou bovina, os ovos e peixes contém vitaminas do complexo B que ajudam no processo de cicatrização, porém para um melhor processo de cicatrização deve-se manter uma alimentação adequada. Pode. As proteínas são muito importantes para o processo de cicatrização.

O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto. Em alguns casos também é recomendado em casos de aborto, para que o corpo da mulher possa eliminar mais facilmente as toxinas que possam ter permanecido.

O uso de antibiótico profilático com doxiciclina via oral antes do procedimento de curetagem é recomen- dado pela Society of Family Planning6.

A curetagem é um procedimento rápido, em que a paciente é submetida à uma anestesia (que pode ser raquidiana, peridural ou geral), com duração média de 15 minutos.