Quais os dois tipos de segregação?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Essa segregação ocorre em locais onde há uma grande diferença de renda entre os grupos, uns possuem todas as condições de moradia e serviços, e outros não possuem nada parecido. Muitas críticas são feitas aos governos devido à segregação.

É possível distinguir ainda entre a segregação “voluntária” e a “involuntária”. A primeira refere-se àquela em que o indivíduo ou uma classe de indivíduos busca, por iniciativa própria, localizar-se próximo a outras pessoas de sua classe.

Esse tipo de segregação pode ser urbana, nacional, infra-urbana ou mesmo regional e leva a formação de áreas onde há desigualdade.

A segregação pode ocorrer em forma de imposição, isso se dá com a camada da população de baixa renda, que não tem muita opção de escolha para locais de moradia. A autossegregação refere-se à classe dominante, que possui o poder de escolher onde residir.

Existem dois tipos de segregação socioespacial. A 1ª é a segregação involuntária, que ocorre de forma não planejada. Sendo assim, ela é resultado das condições sociais e econômicas. O outro tipo é a segregação voluntária, também conhecida como autossegregação.

Segregação socioespacial ou segregação urbana é um processo caracterizado pela diferença socioeconômica das populações que é expresso pela questão habitacional. Ela ocorre, por exemplo, por meio da formação de comunidades irregulares em áreas próximo aos condomínios de luxo.

Segregação é o processo de dissociação mediante o qual indivíduos e grupos perdem o contato físico e social com outros indivíduos e grupos. Essa separação ou distanciamento social e físico é oriundo de fatores biológicos ou sociais, como raça, riqueza, educação, religião, profissão, nacionalidade, entre outros.

A segregação socioespacial é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer.

Separação geográfica de grupos em razão da sua raça, etnia, religião ou qualquer outra categoria que arbitrariamente é utilizada como motivo de discriminação espacial dos seus membros. A segregação pressupõe um desequilíbrio de forças entre o grupo segregado e os autores da segregação.

EXCLUSÃO: Refere-se a deixar de lado. SEGREGAÇÃO: Significa "separar” as pessoas num só lugar.

A criação de condomínios fechados é o exemplo mais frequente de segregação no espaço urbano. Impulsionada pelo medo da violência e pela busca de segurança e tranquilidade, esse fenômeno resulta em redução dos espaços públicos, ao restringir o acesso a determinadas áreas da cidade.

A segregação socioespacial é um problema presente no Brasil e esse, decorre das relações capitalistas, visto que o desenvolvimento econômico, bem como os avanços políticos e sociais ocorreram de forma desigual entre as regiões brasileiras, o que propiciou o surgimento das desigualdades nos mais diversos contextos.