Quais estados usam 220V?

Perguntado por: ldorneles . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Segundo a ABRADEE (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica), a maioria dos Estados do Sudeste, Norte e parte do Centro-Oeste usa a tensão 127 V. Já no Sul, Distrito Federal, Goiás e Nordeste, a voltagem instalada é de 220 V.

220V – Porto Seguro (Caraíva, Trancoso e Arraial d'Ajuda), Morro de SP e Praia do Forte. 220V – Fortaleza, Jericoacoara, Canoa Quebrada, Aquiraz, Juazeiro do Norte e demais cidades.

No Sul, Nordeste, Distrito Federal e Goiás, a voltagem utilizada é de 220 V. Então, viajar pelo Brasil exige aparelhos bivolts, até porque há exceções dentro dos estados, como você verá neste post. Na Bahia, a maioria das cidades tem voltagem 220 V, mas a voltagem de Salvador é 127 V.

Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas. Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país. “A escolha do sistema de 110 volts ou de 220 volts dependeu do país […]

Já no norte, nordeste e centro-oeste, as empresas de origem europeia implantaram tensões elétricas, predominantemente, em 220v. Com o passar do tempo ficou inviável rever todo o sistema e optar por apenas uma tensão elétrica.

Isso acontece, porque quando a rede elétrica começou a ser instalada no país, no início do século 20, não foi definido um padrão —cada empresa que fazia e administrava as instalações decidiu qual usaria.

Quando você liga um aparelho de 220V em um tomada de 110V, o estrago não é tão significativo quanto a situação acima. Como consequência, ele terá sua capacidade de funcionamento afetada, mas não irá queimar. Se o aparelho em questão for um notebook ou uma furadeira, a potência do aparelho será menor.

A voltagem em São Paulo (capital) é 110 Volts. Talvez exista alguma tomada 220v no hotel, mas isso não ocorre em todos os quartos.

A América do Norte opera em 110/125 volts de corrente alternada (CA). No entanto, a maior parte do mundo opera em 220/250 VCA.

Abajur. Caso você não consiga usar a lâmpada 220V diretamente na tomada, basta colocá-la no bocal de um abajur e depois ligá-lo. Se a lâmpada acender fraquinho, a tensão é de 110V. Se acender forte, com a luminosidade normal, a tensão da tomada é 220V.

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.