O que acontece se eu ligar um chuveiro 127 em 220?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica. Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão.

Se você conectar o chuveiro de 110V a uma fonte de alimentação de 220 V, o aquecedor de água não será capaz de lidar com a alta tensão. Isso resultará na queima dos componentes elétricos do dispositivo, tornando-o inutilizável.

No caso do modelo de chuveiro ser 220V, a troca da resistência por uma versão 127V e sua instalação numa rede 127V nunca deve ser feita pois o mesmo não está preparado para essa condição, podendo causar riscos à segurança.

Sim, sem problemas!

Para instalações elétricas de 127V a potência máxima para chuveiros é inferior a 6000W. Sobre transformadores é importante notar que eles transformam correntes e tensões mas não transformam potência; adicionalmente para a potência de um chuveiro elétrico é necessário um dispositivo com custo elevado.

Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto. Agora que você já identificou os fios, as voltagens e desligou o disjuntor novamente, basta conectar os que irão somar a potência desejada para aquele ponto e remontar a tomada.

Basta trocar a resistência de ambos os chuveiros. De acordo com a tensão desejada 110V ou 220V.

Do ponto de vista técnico, não há diferença entre essas tensões. Grande parte dos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos utilizados no cotidiano oferece a opção para ligação de 110 V (volts) ou 220 V. Em todo o Brasil, a maior parte dos Estados oferece para a população a tensão elétrica de 110 V.

Na prática, um chuveiro 220V consegue esquentar um pouco mais a água do que um de 110V – em torno de 1 a 2 graus, o que já pode fazer toda a diferença na hora do banho. Mas para que o chuveiro funcione corretamente, a rede elétrica precisa ser compatível.

Embora seja muito comum falar 110V, no Brasil tem apenas dois tipos de tensão: a tensão 127 volts e a 220 volts. Essa confusão acontece porque existia a tensão 110 volts no país, que tá sendo extinta e dando lugar à de 127 volts, que representa uma média de tensão mais realista e eficaz do que a de 110 volts.

Outra maneira de reconhecer um equipamento bivolt é olhando se ele possui a chave seletora de tensão, com as marcações de 110V (ou 127V) e 220V. Ela pode estar tanto no produto em si quanto na fonte do aparelho. Se a seleção de tensão for automática, essa informação estará escrita nesses mesmos locais.

Já um equipamento de 220V em uma rede de 110V pode não queimar, mas corre o risco de sofrer prejuízos. Utiliza-se então o transformador que, por meio da indução eletromagnética, consegue elevar ou reduzir a tensão elétrica. Com isso, os equipamentos podem operar sem risco, mesmo em redes incompatíveis.

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado.

O primeiro passo é verificar qual é a potência e a tensão do chuveiro. Esses dados costumam estar impressos no produto, próximo à chave seletora. Depois, você terá de descobrir a corrente elétrica. O cálculo é simples: divida a potência, medida em Watts, pela tensão, medida em Volts.