Quais as religiões que celebram a festa da Páscoa?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos
  • Judaísmo. A páscoa cristã tem a sua origem no judaísmo. ...
  • Igreja Ortodoxa. As igrejas ortodoxas celebram a Páscoa, segundo o calendário Juliano, instituído por Júlio César, no ano 46 antes de Cristo. ...
  • Espiritismo. ...
  • Islamismo. ...
  • Candomblé e umbanda.

Judaísmo

O Judaísmo foi a primeira religião a celebrar a Páscoa – ao comemorar a libertação do povo judeu da escravidão no Egito. Na Umbanda e no Candomblé, a celebração se assemelha à da Igreja Católica, festejando a ressurreição de Jesus Cristo, também representando a passagem da morte para a vida.

Com missas, cultos e rituais, as igrejas Católica e Evangélica compartilham do mesmo sentido para a Páscoa: a ressurreição de Jesus. Porém há algumas diferenças nas celebrações. Os católicos, por exemplo, praticam a oração, a caridade e o jejum durante os 40 dias antes da data, período conhecido como Quaresma.

A Páscoa é uma das celebrações mais importantes para judeus e cristãos. Cada religião possui critérios diferentes para determinar o dia no qual a Páscoa é comemorada. A data da Páscoa é um dos dias mais importantes no calendário de cristãos e judeus.

O feriado da Sexta-feira Santa - ou Paixão de Cristo - existe em todos os países de tradição católica.

Sendo religiões de origem africana, na essência, o Candomblé e a Umbanda não comemoram a Semana Santa. “Mas em decorrência da interferência cristã nessas duas religiões, nós passamos a respeitar alguns pontos”, informa a dirigente espiritual da Casa de Caridade Navegantes de Oxalá, Angélica Valadão.

Já para os evangélicos, a páscoa é oriunda da passagem da bíblia em que Deus orienta Moisés a atravessar o mar vermelho. "Aquele dia, que podia ser o último dos Judeus, se tornou um dia de libertação. Para nós, Cristo é essa passagem, libertação. Por isso celebramos", disse o pastor Daniel Lopes.

A Doutrina Espírita não comemora a Páscoa, ainda que acate os preceitos do Evangelho de Jesus, o guia e modelo que Deus nos concedeu: “(…)

Uma explicação da religião Católica para evitar comer carne na Sexta-feira Santa seria porque a carne vermelha simboliza o corpo de Jesus Cristo. Evitar o consumo do alimento neste dia seria uma forma de respeito. Nesta data, muitas pessoas costumam substituir esses tipos de carnes pelo peixe.

Semana Santa na Umbanda – A Páscoa nos Terreiros
Algumas casas de santo comemoram a Páscoa realizando a troca de ovos de chocolate. Isso não tem nenhuma ligação com as tradições da Umbanda, acontece apenas por ser um costume arraigado em nossa sociedade.

Diferença entre Páscoa Judaica e Páscoa Cristã
Os judeus comemoram a passagem da escravidão para libertação, enquanto que os cristãos comemoram a passagem da morte para vida durante a ressurreição de Jesus Cristo, o Messias. Até o século IV a Páscoa Judaica era comemorada no mesmo dia da Páscoa cristã.

A Páscoa é uma festa de origem judaica, que comemora a liberdade do povo hebreu após um longo período de escravidão no Egito. Com o mesmo sentido de libertação e de esperança, a Páscoa cristã surge posteriormente com a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo.