Quais as dificuldades de um autista adulto?

Perguntado por: alima5 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Muitas pessoas autistas têm dificuldade em adormecer e/ou permanecer dormindo durante a noite. Problemas de sono podem se estender de outras condições de saúde física e mental, como ansiedade, depressão, distúrbios gastrointestinais, TDAH ou como efeito colateral de um medicamento.

Pessoas com TEA têm dificuldade de entender piadas, ironias e frases com duplo sentido. Também não costumam compreender a comunicação não verbal, como gestos, linguagem corporal e expressão facial. Para eles, tudo é levado ao pé da letra.

Crianças com autismo leve podem ter dificuldade em interagir com outras pessoas e isso pode ser notado até mesmo na escola, com a dificuldade de manter amizades e participar de conversas.

Dificuldade de interação social: sendo uma das principais características do autismo em adultos, interagir com outras pessoas de forma adequada pode ser um problema, uma vez que pessoas com autismo têm dificuldade em se comunicar, interpretar sinais sociais e expressar emoções.

Os sintomas de autismo leve na área da linguagem social se caracterizam pela dificuldade que a criança possui em se comunicar com outras pessoas. Essa característica do autismo leve pode estar presente na formação de frases sem conexão, uso errado de palavras e de sentido, além de problemas em se expressar.

Estudo mostra que crianças autistas enxergam ilusões de ótica de modo diferente. Ilusões de ótica ajudaram cientistas a notar uma diferença no cérebro das crianças com autismo em relação aos neurotípicos, segundo relata o novo estudo publicado no periódico científico The Journal of Neuroscience.

Autismo tardio
Esse transtorno se manifestava como uma regressão acentuada no desenvolvimento da criança com mais de dois anos. Essa regressão poderia acontecer de forma gradual ou abrupta, normalmente fazendo-a perder suas capacidades de comunicação, compreensão e habilidades sociais.

O cérebro dos autistas processa sinais sensoriais mais depressa que o normal. Já as respostas do núcleo caudado direito, região do cérebro ligada ao aprendizado e ao controle de impulsos motores, são mais lentas. Portanto, muita calma durante a quarentena.

As emoções intensas no autismo provocam adoecimentos
É, sim, sentir o medo na medida certa. Desse modo, ele nos protegerá de situações perigosas. Entretanto, quando o medo está além da medida, ele causa emoções que podem nos adoecer mental e fisicamente. Em outras palavras, no exemplo, o sentimento foi o medo.

Autismo não tem nada a ver com afeto. A imensa maioria das crianças autistas é carinhosa, apegada aos pais e irmãos, amorosa com pessoas da família. Muitos gostam de estar perto, de estar no colo, de dar e receber beijos.

As crises de agressividade no autismo podem ser desencadeadas por uma série de fatores, tais como: Sobrecarga sensorial: Sensibilidades sensoriais podem levar a uma sobrecarga de estímulos, como barulhos altos, luzes fortes ou texturas desconfortáveis, que podem desencadear uma resposta agressiva.

Algumas pessoas autistas podem apresentar mais interesse em movimentos repetitivos. Por exemplo, elas gostam de acompanhar a rotação da máquina de lavar, das hélices do ventilador ou das rodas dos carros.