Quais as desvantagens de um chatbot?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 20 de agosto de 2023
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Desvantagens do uso de chatbots

  • Respostas limitadas para clientes. Embora o uso de chatbots possa fornecer atendimento mais rápido ao cliente em geral, eles não são perfeitos. ...
  • Os clientes podem ficar frustrados. ...
  • Chatbots podem ser caros. ...
  • Nem todas as empresas podem usar chatbots.

Desvantagens de chatbots com IA
O receio vem das desvantagens que a tecnologia também coleciona. Entre elas, a compreensão limitada é um alerta, já que a IA pode dar respostas erradas, por ter dificuldade em entender certas nuances na linguagem.

  • Atendimento ao cliente 24 horas por dia. Uma das maiores vantagens é que os chatbots estão disponíveis 24 horas por dia para ajudar os clientes. ...
  • Eles ajudam você a otimizar custos. ...
  • Oferecem uma experiência personalizada. ...
  • Há um tempo de implementação. ...
  • Precisam de manutenção de tempos em tempos.

Contudo, o preço médio para um bot pode ficar próximo a R$ 120 por mês — valor que pode aumentar conforme o número de robôs (para dois bots, R$ 160; para três bots, R$ 200; em diante). Já para empresas maiores, que necessitam de serviços com grande número de chatbots, os preços são ainda maiores.

Diferenças entre Chat e Chatbot
Os participantes do chat podem expressar emoções, fazer perguntas complexas e fornecer respostas personalizadas com base no contexto da conversa. Já um chatbot, embora possa fornecer respostas personalizadas, é uma interação com uma máquina, não com um ser humano.

Em linhas gerais há 3 tipos de bot:

  • chatbots baseados em regras.
  • chatbots baseados em Inteligência Artificial.
  • chatbots híbridos, isto é, uma mistura das duas tecnologias.

O total de chatbots já desenvolvidos no país aumentou 47% de 2021 a 2022, passando de 216 mil para 317 mil.

Banco de Dados ou Base de Conhecimento: O chatbot precisa ter acesso a um banco de dados ou base de conhecimento que contenha informações relevantes. Essa fonte de dados ajuda o chatbot a encontrar respostas e fornecer informações precisas aos usuários.

ManyChat. Claro que a nossa seleção das melhores ferramentas de chatbot para o WhatsApp não poderia começar com outra plataforma senão o ManyChat. Ele é uma plataforma ideal para auxiliá-lo na automatização de vendas pelo WhatsApp. Além disso, pode ser muito útil em interações com clientes em grande escala.

O preço médio para um bot pode ficar próximo a R$ 120 mensais, e o valor aumenta conforme o número de robôs; para dois bots, R$ 160; e para três bots, o preço médio é de R$ 200. Empresas maiores costumam optar por serviços com grande número de chatbots e, por esse motivo, os preços podem variar.

O salário médio pago pela empresa Ilha Service Tecnologia para o cargo de Curador Chatbot (Brasil) é aproximadamente R$ 4.000 por mês, ou seja, 34% acima da média nacional.

O chatbot é um software que, de maneira geral, emprega o uso de inteligência artificial para realizar um atendimento eletrônico similar ao humano, junto aos usuários com quem interage. É utilizado na gestão de relacionamento, em interfaces e processos de comunicação com os clientes, cobrança, vendas, etc.

Os chatbots permitem que as empresas se conectem com os clientes de maneira pessoal sem a despesa de representantes humanos. Por exemplo, muitas das perguntas ou problemas que os clientes têm são comuns e facilmente respondidas.

O chatbot para WhatsApp, na prática, é como um robô que conversa automaticamente com os Leads e clientes da sua empresa. Mas é claro que toda a estratégia é criada antes pelo seu time. Dessa maneira, você consegue criar fluxos de conversa com diversos gatilhos que possibilitam sanar dúvidas e avançar na conversão.