O que um chatbot precisa ter?

Perguntado por: vpereira . Última atualização: 20 de agosto de 2023
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Banco de Dados ou Base de Conhecimento: O chatbot precisa ter acesso a um banco de dados ou base de conhecimento que contenha informações relevantes. Essa fonte de dados ajuda o chatbot a encontrar respostas e fornecer informações precisas aos usuários.

Isso inclui:

  • tom de voz;
  • representação visual;
  • transparência nas informações;
  • diálogos não óbvios.

Como funciona o chatbot? O chatbot funciona a partir de um fluxo estruturado, programado para entender as mensagens do usuário e resolver as diversas solicitações. A partir do primeiro envio feito pelo seu cliente, ele busca as soluções de forma simples e rápida.

Quanto custa um chatbot? Os valores dos chatbots variam conforme sua finalidade e a empresa ofertante. Porém, como você pode ver neste texto, seus valores variam entre R$40 e mais de R$2000 mensais.

ChatGPT

Atualmente, o ChatGPT é o melhor e mais famoso ChatBot IA. Essa inteligência artificial criado pela empresa OpenAI pode responder qualquer tipo de pergunta com uma precisão e naturalidade impressionante.

Desvantagens de chatbots com IA
O receio vem das desvantagens que a tecnologia também coleciona. Entre elas, a compreensão limitada é um alerta, já que a IA pode dar respostas erradas, por ter dificuldade em entender certas nuances na linguagem.

Treine os diálogos
Logo, parte central de como treinar um chatbot é realizar essas tais interações. Na fase de treino do chatbot é importante inserir conteúdo e treinar diálogos. Envie frases para chatbot como se fosse um usuário e entenda quais as perguntas e respostas para chatbot geram melhores e piores respostas.

O preço médio para um bot pode ficar próximo a R$ 120 mensais, e o valor aumenta conforme o número de robôs; para dois bots, R$ 160; e para três bots, o preço médio é de R$ 200. Empresas maiores costumam optar por serviços com grande número de chatbots e, por esse motivo, os preços podem variar.

Em linhas gerais há 3 tipos de bot:

  • chatbots baseados em regras.
  • chatbots baseados em Inteligência Artificial.
  • chatbots híbridos, isto é, uma mistura das duas tecnologias.

Assim como o técnico, o analista de chatbot atua aprimorando os robôs de conversação, mas também é responsável por configurar sistemas e analisar dados gerados pelo chatbot para criar relatórios e detectar oportunidades de melhoria.

Além disso, um chatbot pode ser integrado a diferentes canais de comunicação, como plataformas de troca de mensagens, e não apenas ao site das empresas.

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