Quantos chatbots existem no Brasil?

Perguntado por: iprates . Última atualização: 20 de agosto de 2023
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O total de chatbots já desenvolvidos no país aumentou 47% de 2021 a 2022, passando de 216 mil para 317 mil.

Em linhas gerais há 3 tipos de bot: chatbots baseados em regras. chatbots baseados em Inteligência Artificial. chatbots híbridos, isto é, uma mistura das duas tecnologias.

Mercado de chatbots em números
No ano de 2021, o número de chatbots criados dobrou! Enquanto em 2020 foram 101 mil novos bots, em 2021 tivemos um total de 216 mil novos bots. Já o tráfego mensal de mensagens trocadas entre esses bots e as pessoas cresceu 27%, chegando a 2,8 bilhões.

Diferenças entre Chat e Chatbot
Os participantes do chat podem expressar emoções, fazer perguntas complexas e fornecer respostas personalizadas com base no contexto da conversa. Já um chatbot, embora possa fornecer respostas personalizadas, é uma interação com uma máquina, não com um ser humano.

Contudo, o preço médio para um bot pode ficar próximo a R$ 120 por mês — valor que pode aumentar conforme o número de robôs (para dois bots, R$ 160; para três bots, R$ 200; em diante). Já para empresas maiores, que necessitam de serviços com grande número de chatbots, os preços são ainda maiores.

Quanto custa um chatbot? Os valores dos chatbots variam conforme sua finalidade e a empresa ofertante. Porém, como você pode ver neste texto, seus valores variam entre R$40 e mais de R$2000 mensais.

Na década de 60, o cientista da computação e pesquisador do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) Joseph Weizenbaum desenvolveu o primeiro chatbot a simular a interação humana: o software Eliza.

O preço médio para um bot pode ficar próximo a R$ 120 mensais, e o valor aumenta conforme o número de robôs; para dois bots, R$ 160; e para três bots, o preço médio é de R$ 200. Empresas maiores costumam optar por serviços com grande número de chatbots e, por esse motivo, os preços podem variar.

Desvantagens de chatbots com IA
O receio vem das desvantagens que a tecnologia também coleciona. Entre elas, a compreensão limitada é um alerta, já que a IA pode dar respostas erradas, por ter dificuldade em entender certas nuances na linguagem.

ManyChat, Botsify, Zenvia, Bluelab e MobileMonkey estão entre as ferramentas de chatbot mais usadas pelas empresas. A tecnologia por trás desses serviços evoluiu significativamente nos últimos anos, assim como seu mercado, que nunca esteve tão aquecido.

Ainda no pódio de chatbot mais barato está o Flow XO, que também tem uma opção gratuita com recursos básicos. Seu plano Standard de US$19 por mês disponibiliza mais benefícios, como a possibilidade de baixar todos os dados do usuário e remover a marca do mensageiro.

Banco de Dados ou Base de Conhecimento: O chatbot precisa ter acesso a um banco de dados ou base de conhecimento que contenha informações relevantes. Essa fonte de dados ajuda o chatbot a encontrar respostas e fornecer informações precisas aos usuários.

Treine os diálogos
Logo, parte central de como treinar um chatbot é realizar essas tais interações. Na fase de treino do chatbot é importante inserir conteúdo e treinar diálogos. Envie frases para chatbot como se fosse um usuário e entenda quais as perguntas e respostas para chatbot geram melhores e piores respostas.

7 Melhores chatbots para WhatsApp

  1. 1 – Zenvia. Essa é uma plataforma de comunicação que oferece soluções em SMS, e-mail, voz, WhatsApp e demais aplicativos de mensagens. ...
  2. 2 – Botsify. ...
  3. 3 – Agentbot. ...
  4. 4 – Landbot. ...
  5. 5 – Leadster. ...
  6. 6 – Kommo. ...
  7. 10 Motivos para ser um integrador Solfácil.

Gerente de chatbot
Também ganha entre R$ 6 mil e R$ 18 mil. Atua na gestão e no monitoramento das interações entre o chatbot e os usuários.