Porque passar óleo no cabelo antes de lavar?

Perguntado por: lmoreira8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Com isso, o cabelo fica mais forte e menos propenso a quebras, frizz e ressecamento. Ao fazer o pré-poo, o óleo também vai garantir aquele brilho intenso que, por vezes, o shampoo é capaz de retirar, principalmente se os fios forem lavados todos os dias. Matéria publicada em 25 de Fevereiro de 2021, por Webedia.

Pré-shampoo
O óleo é aplicado da raiz até as pontas e você pode deixar agir por 20 minutos antes de lavar os cabelos como de costume. Pode ser feito até 3 vezes na semana nos mais ressecados e uma vez por semana nos mais oleosos.

Óleo de mamona: mais conhecido como óleo de rícino, é fácil de encontrar e traz brilho e maciez para os fios. Óleo de abacate: deve ser o óleo obtido do fruto e não o da semente. É rico em lecitina ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E. Ajuda muito nos tratamentos contra a queda de cabelo.

Duas horas é o tempo ideal para que o óleo realmente penetre e faça o efeito que deve em seu cabelo. Para tirar o óleo, é só lavar o cabelo do jeito que você está acostumada. Caso você esteja com medo de ter problemas na retirada do óleo e ficar com o cabelo muito pesado, tem uma técnica que pode ajudar você, a UCPE.

Se a intenção for apenas finalizar ou reparar o ressecamento e as pontas no dia a dia, o ideal é aplicar de pouco em pouco: coloque duas gotinhas do óleo na mão, espalhe e aplique nas diferentes seções do cabelo. Para os tratamentos, o ideal é aplicar uma quantidade que deixe os fios enluvados: nem muito, nem pouco.

Esse umectante é usado principalmente como um poderoso ativo hidratante para os cabelos e até mesmo na pele. Porém, segundo estudo publicado pela Universidade de Princeton (Nova Jersey, EUA), ele pode ressecar determinados tipos de cabelos e deixá-los com aquela sensação frustrante de fios duros.

Os 8 melhores óleos vegetais para cabelo

  • Óleo de rosa mosqueta.
  • Óleo de abacate.
  • Óleo de rícino (mamona)
  • Óleo de ojon.
  • Óleo de macaúba.
  • Óleo de amêndoas doces.
  • Óleo de copaíba.
  • Óleo de café verde.

Quantas vezes posso usar o óleo no cabelo? Se você quer usar o óleo como um leave-in, pode passar diariamente, apenas algumas gotinhas, no comprimento. Quem quer investir em um tratamento mais profundo pode investir na umectação com o produto uma vez por semana.

Umectação tradicional: óleo age por 2 horas nos cabelos secos. Na umectação tradicional, o óleo age nos cabelos por cerca de 2 horas.

Antes de lavar
O óleo de coco é excelente para nutrir e proteger os fios contra as agressões provocadas pela lavagem. Por isso, 20 minutos antes usar o shampoo, com os fios ainda secos, aplique o produto do comprimento para as pontas, sem encostar na raiz, massageando bem os fios.