O que piora mancha de espinha?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Luiz, existem alguns fatores que podem piorar o aparecimento das manchas causadas pela acne. São eles: Uso de produtos agressivos na área lesada; Manipulação ou tentativa de extração das acnes (estourar as espinhas e remover os cravos inadequadamente).

Estas manchas de acne geralmente desaparecem por si mesmas em apenas alguns meses. Quando tem acne, a inflamação causada pelas borbulhas na pele - ou pelo aparecimento das borbulhas - pode aumentar a produção de melanina como parte do processo de cura.

Mas no geral, o que mais piora a acne são alimentos já conhecidamente prejudiciais à saúde, como industrializados e ultraprocessados, muito gordurosos, embutidos, frituras e a combinação de carboidratos ruins: "Como por exemplo sorvete e brigadeiro", cita a dermatologista.

A melanina, por sua vez, é uma substância de defesa da pele. Toda vez que a pele se sente ameaçada, inflamada ou machucada, há essa resposta natural do aumento da produção de melanina no local, e isso faz a mancha que a gente vê na pele depois.

Ácido Glicólico

Ácido Glicólico – Um poderoso clareador, que além de clarear as manchas na pele, age prevenindo o surgimento de novas manchas escuras no rosto e promove o rejuvenescimento por conta de sua renovação celular.

MEL. O mel é um ingrediente natural com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, e pode ser usado como tratamento para cicatrizes de acne. Além disso, esse ingrediente também possui propriedades hidratantes que podem ajudar a suavizar a pele.

Quando aplicamos cubos ou bolsas de gelo nas espinhas, ajudam a fechar os poros para que bactérias não obstruem, além de ajudar a reduzir o tamanho da acne e entorpecer muito a dor. Se estiver altamente inflamado, aplicar gelo ajudará a diminuir muito a inflamação e a vermelhidão.

Segundo o especialista, os sinais que aparecem na pele depois de espremer uma espinha são, na verdade, manchas que ocorrem por causa da hiperpigmentação pós-inflamatória. “Elas são superficiais e ficam na pele depois do quadro acneico, adquirindo um tom mais rosa ou marrom dependendo do tom de pele."

Nunca esprema ou cutuque cravos e espinhas ou qualquer outra coisa que apareça na pele. Primeiramente, esse hábito não só não melhora o problema, como pode aumentar a chance de infecções e piorar o quadro.

Laticínios
O leite é o alimento número 1 quando o assunto é acne. Foi relatado em numerosos estudos que o consumo de leite aumenta os níveis de IGF-1, que é o fator de crescimento semelhante à insulina. Níveis aumentados de IGF-1 podem estimular o surgimento da acne em homens e mulheres adultos.

A lista dos alimentos que auxiliam a prevenção da acne inclui: pera, banana, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja e pêssego. Outros grandes aliados da pele são os alimentos ricos em vitamina A.

Os sintomas de acne melhoram gradualmente à medida que as pessoas envelhecem e tendem a desaparecer a partir dos 20 anos. CAUSAS: a acne não é contagiosa e não é causada por má higiene. Está relacionada com oleosidade excessiva da pele e alterações hormonais, comuns durante a puberdade.

Quando o corpo luta contra uma imperfeição, a inflamação pode levar à produção de melanina na pele criando, deste modo, uma marca castanha persistente. Essa marca pode durar meses depois do desaparecimento da borbulha, sendo mais comum em pele mais escura, embora também possa afetar a mais clara.