Porque o queijo mussarela fica duro?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Se o queijo se apresentar muito duro deve ser por corte irregular do grão. Farinhoso pode ser pelo excesso de soro, ou agitação insuficiente da massa, também por temperatura alta da massa, ou ainda muita acidez ou sal ou cloreto de cálcio.

Este problema está relacionado ao fatiamento de queijos muito novos ou sem estabilização (inferior a 15 dias) e pode estar relacionado com o pH da massa na filagem.

Para ressuscitar um pedaço (ou fatias) de queijo que ficou ressecado, deixe-o por alguns minutos mergulhado em leite morno, assim o queijo ficará macio novamente. (Quem me ensinou essa foi o Tulio do Macho Gourmet).

Causa: excesso de coalho; alta temperatura durante o processo de dar o ponto da massa para prensar (a nata sai com o soro), Correção: Verifique quantidade de coalho e fique atento com a temperatura de aquecimento da massa. O queijo ainda pode ser consumido na pizza, com queijo grelhado.

Geralmente isso acontece por conta da umidade na geladeira. Uma curiosidade: a coalhada é um dos itens que mais duram, sabia? Isso porque ela vem em pedacinhos bem pequenos que liberam uma espécie de soro e podem ser mantidos por mais tempo.

Os queijos que não passam pelo processo de aquecimento, esticamento e puxamento, não derretem. Além disso, o derretimento de um queijo também está diretamente ligado à sua composição química e processos de maturação.

A Mussarela é um queijo que, no Brasil, não possui um padrão de fabricação e, em função disso, sua qualidade pode variar. Uma boa Mussarela deve possuir uma crosta fina, consistência semidura, textura compacta, fechada, coloração esbranquiçada, odor suave e sabor ligeiramente ácido e salgado.

No caso de queijos de massa semidura, tais como o Tomme de Savoie, a casca é perfeitamente comestível, mas muitas pessoas preferem retirá-la devido ao sabor forte e à aparência pouco convidativa. Queijos de massa dura, como o Parmesão (foto) e o Gruyère, ao contrário do que muitos pensam, possuem cascas comestíveis.

Às vezes é bem crocante, às vezes meio borrachudo. O som do queijo, nesse caso, tem explicação científica: o pedaço vibra quando você crava seus dentes nele, graças à natureza porosa da coalhada com que foi feito e do ar que fica preso dentro dessa coalhada.

Caso o queijo esteja fechado numa embalagem e esta estiver inchada, é um indicador de que o queijo está impróprio para consumo. Se, depois de detectar todos estes sinais, ainda não tiver a certeza, prove o queijo para chegar a uma decisão final. Se estiver azedo, significa que pode ir para o lixo.

Por que a fatia de mussarela quebra? É muito normal acontecer de chegarmos em casa, abrir o pote, tentar pegar uma fatia de mussarela para fazer um misto quente e ela se quebrar por inteiro. Isso acontece porque alguns queijos, que tem baixo teor de cálcio, podem apresentar rachaduras já na hora de fatiar.