Porque o protetor solar com cor é melhor?

Perguntado por: apereira3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 9 votos

O filtro solar com cor possui ainda mais vantagens! Além de proteger contra os raios UV, o filtro solar com cor age também como uma barreira física e protege contra os danos da luz visível, emitida pela radiação solar e também pela luz florescente, tela de smartphones, tablets, TV e afins.

Por que usar protetor solar com cor? Para quem possui manchas na pele e não deseja piorar as hiperpigmentações ou melasma, por exemplo, o protetor solar com cor é um poderoso aliado. Ele ajuda a reforçar a proteção, além de evitar os danos causados pela luz visível.

Isso porque o produto é capaz de potencializar a proteção através dos pigmentos que bloqueiam a luz visível, agindo como um escudo. Ou seja: o protetor solar com cor é a melhor aposta para combater o envelhecimento precoce e o surgimento de manchas na pele, especialmente as de melasma.

O uso do protetor solar, para todos os tipos de pele, deve ser diário até mesmo nos dias sem sol. Entre os disponíveis no mercado, o protetor hidratante com cor é uma das opções mais inovadoras para cuidados com a pele.

Na verdade, quando aplicado propriamente, o protetor de FPS 50 protege em 98%, enquanto o de FPS 100 protege 99%. Além disso, pessoas que optam por fatores mais altos tendem a ficar mais tempo expostas ao sol, porque têm a falsa sensação de proteção.

O protetor solar facial não clareia o tons naturais da pele, ele apenas colabora com o clareamento dos pontos hiperpigmentados do rosto que são os motivos do aparecimento das manchas da pele, com o uso do protetor solar facial diário é possível garantir a uniformização do tom da pele.

Pode dormir com protetor com cor no rosto? Não, o protetor solar deve ser utilizado apenas na skincare diurna. Isso acontece porque a principal função do protetor solar facial é proteger a pele dos raios UV e luz visível, o que não vai ser necessário no momento de dormir.

Você pode aplicar o protetor solar com cor de várias maneiras: pode ser com os dedos, pincel ou até mesmo com uma esponja de maquiagem. Antes de usar o produto, certifique-se de que o protetor solar é do tom próximo ao da sua pele. Aplique uma camada fina em toda a região do rosto, espalhando bem para não manchar.

Cor: A cor da sua roupa pode afetar o quão bem ela protege você dos raios UV. Cores escuras ou brilhantes, incluindo vermelho, preto e azul marinho, absorvem mais raios UV do que cores mais claras, como branco e pastel.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que pessoas com melasma usem protetor solar com FPS alto, entre 50 e 60 e, de preferência, com cor, já que o pigmento oferece uma barreira física contra a luz visível. Além disso, é importante usar chapéus, bonés ou viseiras, que atuam como um reforço de barreira.

Recomendamos que primeiro seja aplicado o protetor solar, seguido pela base, para garantir os benefícios da fotoproteção e um acabamento bonito para a pele.

7 melhores protetores solares com cor para deixar você deslumbrante (e protegida)

  • Episol Color, Mantecorp SkinCare. ...
  • Protetor Solar Facial Com Cor Anthelios, La Roche Posay. ...
  • Idéal Soleil Radiance, Vichy. ...
  • Photoderm, Bioderma. ...
  • Photoage Mousse, Dermage. ...
  • Pro Stick, Pink Cheeks. ...
  • Sun Fresh Derm com cor, Neutrogena.

O efeito do protetor solar com cor não dura o dia inteiro. Por isso, para preservar a eficácia do produto, é importante reaplicá-lo a cada duas horas - caso você molhe a pele ou transpire muito, esse tempo se torna ainda menor.

Diferença entre protetor solar com cor e sem cor
É como se fosse uma capa em cima da pele”, explica Dra. Luciana. Diferente do filtro solar químico, que pode reagir com a pele, e o físico, que não reage com a pele, mas têm substâncias que formam um filme que não deixa a luz UVA, UVB e UVC entrar.

"O protetor solar com cor pode ser mais eficiente que o sem, já que protege também da luz visível", explicou a especialista. A luz visível, que muitas vezes é esquecida na hora da proteção, pode ser emitida tanto pelo sol como por televisão, telas de computador e até mesmo lâmpadas fluorescentes.