Porque o mundo cobiça a Floresta Amazônica?
Sabe-se que, em um só hectare da floresta, existem cerca de 500 espécies de plantas e vivem 50 mil de animais e microorganismos diferentes. Isso é um campo vasto e fértil para a pesquisa científica e também para a cobiça.
Por que a Amazônia é tão cobiçada pelo mundo
Floresta leva umidade para toda a América do Sul, influencia regime de chuvas na região, contribui para estabilizar o clima global e ainda tem a maior biodiversidade do planeta. A Floresta Amazônica produz imensas quantidades de água para o restante do país e da América do Sul.
Porque todo mundo quer a Amazônia
Serviços Ecológicos. A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade.
O que tem na Amazônia que desperta a cobiça internacional
A biodiversidade, os recursos minerais e as grandes reservas de água doce da Amazônia têm exercido, historicamente, enorme interesse de apropriação por parte de vários países e instituições internacionais.
O que aconteceria se a floresta amazônica não existisse
O fim da Amazônia não significaria apenas o desaparecimento de uma enorme quantidade de árvores: iria embora também a maior biodiversidade do mundo. Considerando apenas o que já foi catalogado, há na região 40 mil espécies de vegetais e mais de 100 mil espécies de animais, incluindo vertebrados e invertebrados.
Qual é o segredo da Amazônia
Qual o segredo deste segredo? As árvores amazônicas são bombas que lançam ao ar 1.000 litros de água diariamente. Retiram a água do solo, a evaporam e a transferem para a atmosfera. Toda a floresta amazônica leva 20.000 milhões de toneladas de água para a atmosfera, a cada dia.
O que esconde a Amazônia
Com um território que abrange nove países, ela abriga a maior biodiversidade do planeta: são mais de 40 mil espécies de plantas, 1.300 espécies de pássaros, 3 mil tipos de peixes, 430 mamíferos diferentes e 2,5 milhões espécies de insetos!
É verdade que a Floresta Amazônica e o pulmão do mundo
A Amazônia não é o pulmão do mundo. Joseph Priestley foi o primeiro cientista a explicar que, no processo de respiração, a vegetação da floresta consome quase todo o oxigênio produzido. A Amazônia não possui o tipo de vegetação que produz oxigênio para o mundo.
Será que a Amazônia é só brasileira porque
O bioma Amazônia não é exclusivo do território brasileiro, abrangendo áreas de outros países. Compreende o conjunto de ecossistemas que correspondem à Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, e também a Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do planeta.
Quem protege a Floresta Amazônica
O projeto Amazônia Protege conta com a parceria do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Como a Amazônia é conhecida mundialmente
Conhecido como bioma de maior biodiversidade do mundo, a Amazônia possui diversas particularidades, que a diferem de todos os outros, com relação a sua vegetação extremamente densa, a sua fauna e flora diversificada ou a seus rios extensos e de extrema importância para o país.
Quais países exploram a Amazônia
A área abrange seis países: Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia Venezuela. No Brasil, o conceito de Amazônia Legal foi criado em 1966. Atualmente inclui: Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Goiás e Tocantins. A Amazônia Legal tem 5 milhões de quilômetros quadrados.
Quais são as maiores riquezas da Floresta Amazônica
Mais de 40% do território da Amazônia estão na área do pré-cambriano, que apresentam grandes potencialidades para os depósitos minerais de ferro, manganês, cobre, alumínio, zinco, níquel, cromo, titânio, fosfato, ouro, prata, platina, paládio.