Vai ter um novo continente?

Perguntado por: oporto . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

O mundo pode ter um novo supercontinente dentro de 200 milhões a 300 milhões de anos, à medida que o Oceano Pacífico encolhe e fecha.

A América do Sul vai cruzar a linha do equador e se fundir com a América do Norte, fechando o mar do Caribe e o oceano Ártico. Essa nova América unificada vai se juntar à Ásia perto do polo Norte e dar origem ao próximo supercontinente: a Amásia, um nome não muito sonoro em português.

Ele mantém um canal no Youtube onde publica as animações que resultam dos seus estudos. Seu grande projeto é a Pangaea Proxima, ou a Próxima Pangeia: ele acredita que, em 250 milhões de anos, todas as porções terrestres do planeta estarão juntas novamente.

Considera-se que o planeta Terra possui seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. A definição do termo continente não é um consenso entre os geógrafos. Pelo menos três versões podem ser consideradas.

Zelândia

De acordo com estudo, o sétimo continente se chama Zelândia, e se forma com a junção dos arquipélagos da Nova Zelândia e da Nova Caledônia.

Panótia, o desconhecido antigo supercontinente da Terra.

Os cientistas da universidade de Curtin defendem que, devido ao isolamento da parte central da Amásia, o vasto interior do supercontinente se tornará um grande deserto árido. Além disso, espera-se que o nível do mar reduza, enquanto a massa terrestre irá manter a mesma latitude atual.

Próximo supercontinente pode se formar quando Oceano Pacífico desaparecer. O mundo pode ter um novo supercontinente dentro de 200 milhões a 300 milhões de anos, à medida que o Oceano Pacífico encolhe e fecha.

É provável que você não esteja mais aqui para ver. Mas saiba que o mundo que está deixando para seus netos e bisnetos será mais quente, terá altas taxas de densidade demográfica, mais gente vivendo em áreas com escassez de água e alguns animais extintos.

O estudo sugere que, daqui a 1 bilhão de anos, o Sol estará mais quente e liberando mais energia, fazendo com que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera diminuam, uma vez que o gás irá absorver o calor e se decompor. Com esse fenômeno, a camada de ozônio também será queimada.

O mundo é atualmente formado por 193 países reconhecidos internacionalmente.

Existe também outra lista bastante reconhecida: o The World Factbook, da CIA (a agência de inteligência dos Estados Unidos). Ela é igual à da ONU, porém incluindo Taiwan e Kosovo. Ou seja, tem 195 países. Note que não inclui Palestina nem Vaticano.

América do Sul

Chamado Zealandia, oitavo continente tem 5 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 94% estão debaixo d'água. Publicado em 25 de junho de 2020 às, 11h38. Um continente escondido debaixo do oceano Pacífico. Pode parecer história de filme, mas não é.

A ilha de lixo que flutua no Pacífico triplica o tamanho da França e é o maior depósito de lixo oceânico do mundo com 1,8 trilhões de pedaços de plástico flutuantes que matam, anualmente, milhares de animais marinhos entre a Califórnia e o Havaí.