Porque o mundo tem interesse na Amazônia?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas.

Serviços Ecológicos. A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade.

A Amazônia gera uma renda anual de 7 trilhões de reais devido às suas riquezas naturais. A floresta brasileira possui a maior bacia hidrográfica do mundo, fornecendo água suficiente para toda a população mundial de sobra. Sozinha, sua reserva subterrânea de água pode sustentar o planeta por 250 anos.

Sabe-se que, em um só hectare da floresta, existem cerca de 500 espécies de plantas e vivem 50 mil de animais e microorganismos diferentes. Isso é um campo vasto e fértil para a pesquisa científica e também para a cobiça.

O Amazonia-1 começou a ser idealizado em 2009 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para reduzir a dependência de imagens de satélites estrangeiros.

“Na própria Amazônia, haveria uma crise hídrica da água, o colapso da produção de agrícola e pesqueira, tornando a vida da população essencialmente inviável. Isso aumentaria enormemente as taxas de mortalidade e movimentos migratórios”, explica Mariana Vale.

A biodiversidade, os recursos minerais e as grandes reservas de água doce da Amazônia têm exercido, historicamente, enorme interesse de apropriação por parte de vários países e instituições internacionais.

Se naquela época, europeus aqui chegados buscavam ouro e prata, hoje se sabe que o subsolo amazônico esconde muitos outros minerais imprescindíveis para a economia mundial girar, e que podem tornar o Brasil uma superpotência. Por isso a gritaria geral, para que a floresta permaneça intocada.

A área abrange seis países: Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia Venezuela. No Brasil, o conceito de Amazônia Legal foi criado em 1966. Atualmente inclui: Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Goiás e Tocantins. A Amazônia Legal tem 5 milhões de quilômetros quadrados.

Mais de 40% do território da Amazônia estão na área do pré-cambriano, que apresentam grandes potencialidades para os depósitos minerais de ferro, manganês, cobre, alumínio, zinco, níquel, cromo, titânio, fosfato, ouro, prata, platina, paládio.

Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.

Com tanta vegetação e o clima quente e úmido, e dificuldades de movimentação, nos primeiros tempos foi identificada como sendo um “inferno verde”.

Com uma geografia rica, diversa e dinâmica, o estado conta com a maior rede hidrográfica do país, clima tropical úmido, maior área de Floresta Amazônica preservada, regime de chuvas o ano todo, e ampla área de relevo fluvial, fator esse que favorece a navegação como meio de transporte e distribuição, principal ...

Amazônia

Com status de maior floresta tropical do mundo, a Amazônia reúne uma biodiversidade gigantesca e oferece grandes contribuições para o ambiente mundial com o funcionamento do seu ecossistema. Uma das principais contribuições da floresta é a espécie de reservatório de carbono que o local oferece.

Segundo o presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), Julio Shidara, outra vantagem do Amazonia-1 é que ele fará uma órbita otimizada para atender as necessidades do Brasil. “Ele vai fazer um trajeto que permitirá uma cobertura focada no território brasileiro.