Porque o consórcio é melhor que o financiamento?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Diferente do financiamento, o consórcio funciona por meio de pagamentos mensais sem a cobrança de juros. E você tem a possibilidade de escolher o que quer comprar, dentro da modalidade de consórcio escolhida, só no momento da contemplação.

Se você precisa ou quer se mudar com urgência, o financiamento pode ser a melhor opção, uma vez que oferece a liberação de crédito rapidamente. Se você possui condições e consegue esperar mais alguns anos, o consórcio pode ser uma boa opção, pois a liberação do crédito pode demorar e as parcelas tendem a ser menores.

Um dos grandes benefícios de um consórcio quando comparado a um financiamento, por exemplo, é que não há cobrança de juros. Isso significa que, ao contrário de outras formas de pagamento a prazo, a associação oferece a possibilidade de você gastar menos e saber o verdadeiro preço de aquisição do bem.

Quando esses produtos são adquiridos por financiamentos tradicionais, há o risco de a renda ser bastante comprometida e, dessa forma, o comprador ficar inadimplente. Uma das vantagens do consórcio é que o consumidor consegue se programar para a quitação da aquisição do bem com parcelas menores e livres de juros.

Saiba quais são 5 vantagens que o consórcio oferece para você

  • Não tem juros. ...
  • É para vários objetivos. ...
  • Ajuda a ter um planejamento financeiro. ...
  • Tem como acelerar a sua conquista. ...
  • Parcelamento de 100% do valor.

Qual a desvantagem do consórcio? O consórcio, por ser uma espécie de poupança a longo prazo, não permite que a pessoa tenha posse do bem antes de ser sorteada, por isso, é uma desvantagem para aqueles que querem receber no começo do contrato.

No final das contas, o consórcio pode ser mais barato do que o financiamento. Isso porque o consórcio não cobra juros, e sim uma taxa de administração. Mesmo a taxa da administradora sendo cobrada, ela costuma ser mais barata do que os juros de um financiamento.

No consórcio, você nunca tem uma previsão de quanto você pagará por mês, já que eles vão reajustar a parcela de acordo com um índice, e assim, é inseguro e incerto. É muito provável que no final você pague um valor superior à valorização do seu bem que almejava comprar.

O primeiro motivo pelo qual o consórcio não compensa é que ele não é um investimento, é um sorteio. Quando uma pessoa contrata um consórcio, ela pode receber o dinheiro em qualquer um dos meses de duração do consórcio, já que a definição de quem vai receber é feita por meio de um sorteio.

Um dos riscos de um consórcio é a “índole” dos gestores. Portanto, é necessário rever a história, solidez e idoneidade da empresa. Também é importante analisar o índice de inadimplência dos participantes do consórcio: se o índice de inadimplência for alto, a conta pode não ser fechada.