Porque as commodities são cotadas em dólar?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Em outras palavras, elas não mudam conforme onde são produzidas nem de acordo com o produtor. Afinal, minério de ferro é minério de ferro em qualquer lugar, seja extraído no Brasil ou na Austrália. Por isso, os preços das commodities são definidos internacionalmente e cotados em dólar.

Os preços das commodities são determinados pelas leis da oferta e da demanda no mercado internacional. São exemplos as agrícolas (trigo, milho, açúcar), óleo e minerais (minério de ferro, petróleo, gás natural), metais (ouro, prata alumínio).

Os preços das commodities são altamente influenciados por uma ampla gama de fatores, incluindo oferta e demanda, condições climáticas, eventos políticos e econômicos, mudanças tecnológicas e outros. A oferta e a demanda são provavelmente os fatores mais influentes na determinação do preço das commodities.

O preço das commodities se define através da lei da oferta e demanda estipulada, geralmente, pelas grandes bolsas de valores. Sucintamente, a dinâmica funciona assim: quando a demanda por uma commodity está alta, o preço dela aumenta e os produtores ganham mais.

Dito isso, conheça as 7 principais commodities brasileiras:

  • Soja;
  • Café;
  • Petróleo;
  • Alumínio;
  • Suco de Laranja;
  • Minério de Ferro;
  • Boi Gordo (carne).

Os quatro principais tipos de commodities mais comercializadas no mundo são: agrícolas, ambientais, minerais e energéticas e financeiras.

A disparada de preços dos produtos exportados pelo Brasil não está beneficiando tanto a economia como no último boom das commodities, do início dos anos 2000 até meados da década passada.

Deste modo, o preço da soja é determinado pela oferta e demanda do mercado internacional, baseando-se nos valores das bolsas, as quais avaliam as perspectivas de produção, áreas semeadas, dados de exportação e importação, perspectivas de demandas, estoques internacionais, consumos internos, entre outros, definindo ...

A regra geral para a formação de preços das commodities é a relação entre oferta e demanda. É preciso estudar os fatores que interferem na produção e na disponibilidade de determinada commodity, como reservas, questões climáticas, logísticas, questões sanitárias etc.

Sendo considerado commodities rurais, a soja e o milho, assim como o trigo e a laranja tem esse título devido ao seu baixo grau de industrialização e grande volume de produção.

A desvalorização da moeda chinesa apenas acentua a tendência de queda nos preços das commodities, que é a principal explicação para o recuo em valor das exportações brasileiras desde 2012, associada à desaceleração da própria economia chinesa.

As três principais commodities são responsáveis por dois terços de todo o volume de grãos produzido globalmente. O milho lidera o ranking, com 1,2 bilhão de toneladas, correspondente a 40% da produção mundial, seguido pelo arroz, com 512 milhões, e pela soja, com 371 milhões.

A característica mais importante é que tem um preço fixado, como se fosse uma moeda. Por isso, a grande vantagem em exportar commodities está ligada ao volume da venda. Até mesmo porque são matérias-primas fundamentais para a indústria e com essa alta circulação, o volume se torna maior cada vez mais.