Porque nós somos um ecossistema?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 18 votos

Cada ser humano pode ser considerado um ecossistema em si. Nosso corpo possui uma enorme quantidade de organismos invisíveis, microscópicos, que são essenciais para nós. O biofísico Henrique Lins de Barros, também consultor da área, lembra que quis deixar bem claro esse conteúdo no cubo da Vida.

O que é ecossistema humano? Ecossistema é a interação dos fatores bióticos (seres vivos) com os abióticos (não vivos), ou seja, é o conjunto de diferentes espécies vivendo em uma determinada área e interagindo entre si e entres os componentes da região, havendo o fluxo de energia e a reciclagem da matéria.

Um ecossistema é um complexo dinâmico de plantas, animais e comunidades de microrganismos (componente biótico) e o ambiente não vivo ou abiótico (água, ar, solo) interagindo como uma unidade funcional. Os seres humanos são parte integrante dos ecossistemas. Ecossistemas variam enormemente de tamanho e são dinâmicos.

Os ecossistemas são importantíssimos para a vida humana, pois desempenham funções como a purificação da água e do ar, amenizam os fenômenos violentos do clima, promovem a decomposição do lixo, a geração de solos férteis, o controle de erosões, a reprodução da vegetação pela polinização e pela dispersão de sementes, o ...

Assim, tanto uma poça de água, com microrganismos vivos, quanto uma floresta tropical, com relações mais complexas, podem ser considerados um exemplo de ecossistema. Todos os ecossistemas, ou os biomas, estão ligados entre si.

Porém, o desequilíbrio ecológico pode ser resultante de atividades humanas desordenadas como: poluição atmosférica, poluição dos rios e lagos, poluição dos mares e oceanos, desmatamento de florestas, matas ciliares e mangues, depredação e captura de espécies para comércio, sobrepesca (captura excessiva de peixes muito ...

Um ecossistema é um sistema dinâmico, onde comunidades de plantas, animais, fungos e micro-organismos interagem constantemente umas com as outras por meio de relações tróficas e reprodutivas, além de interagir também com os fatores físicos do meio - água, luz, ar, minerais e nutrientes.

Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.

Os principais ecossistemas brasileiros são: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Mata dos Cocais, Pantanal, Mata de Araucárias, Mangue e Pampas. O ecossistema refere-se ao conjunto formado por comunidades bióticas e fatores abióticos que interagem em uma determinada região.

Ecossistema é o conjunto de todos os organismos vivos e não vivos que habitam em um ambiente vital. Tem-se desde plantas, animais, fungos, bactérias e outros tipos de seres.