Quais são os fatores ecológicos?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Fatores ecológicos são todos os condicionantes do ambiente passíveis de agir diretamente sobre um organismo, em ao menos uma fase de seu ciclo de vida. Assim, a altitude ou a profundidade, p. ex., não são fatores ecológicos, mas a pressão, a temperatura, a luminosidade, que agem diretamente, sim.

A temperatura, o vento, a luz e as chuvas são fatores abióticos. Fatores bióticos: efeitos provocados pelos seres vivos de uma comunidade. Habitat: local onde uma espécie vive e se desenvolve. Nicho ecológico: papel de um ser vivo em determinado ecossistema.

A Ecologia, de uma maneira geral, pode ser subdividida em dois tipos principais: a autoecologia e a sinecologia.

Fatores bióticos são os componentes vivos de um ecossistema. São exemplos de fatores bióticos as bactérias, algas, protozoários, fungos, plantas e animais. Fatores abióticos são os componentes não vivos do ecossistema. São exemplos de fatores abióticos os gases atmosféricos, radiação solar, sais minerais e água.

Todos os ecossistemas possuem componentes bióticos e componentes abióticos. Os componentes bióticos são todos os seres vivos que vivem em um determinado local, enquanto os componentes abióticos são todos os fatores físicos, químicos e geológicos do ambiente, como água, luz, solo, umidade, temperatura, nutrientes etc.

Fatores ambientais e antrópicos são elementos presentes no meio ambiente que afetam diretamente os seres vivos que habitam o local. Os fatores ambientais são elementos naturais do meio ambiente, como água, solo, clima e luz, que influenciam o desenvolvimento e crescimento das espécies.

A Ecologia é a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio. O termo, que foi usado pela primeira vez em 1866 por Ernest Haeckel, vem da junção de duas palavras gregas: Oikos, que significa casa, e logos, que quer dizer estudo.

Em ecologia, os níveis de organização tratados são: organismo, populações, comunidades, ecossistemas e biosfera.

O vínculo entre as ecologias mental, social e ambiental defendida por Guattari é uma perspectiva eficaz para entender a crise ecológica porque oferece uma visão ampla dos elementos que a compõem.

As relações ecológicas podem ser interespecíficas harmônicas, interespecíficas desarmônicas, intraespecíficas harmônicas e intraespecíficas desarmônicas.

Existem três tipos de fatores abióticos:

  • físicos — umidade, vento, temperatura, etc.;
  • químicos — acidez, nutrientes presentes na água;
  • geológicos — o solo e suas movimentações.

Os fatores abióticos podem ser físicos (como radiação solar, temperatura, luz, umidade, ventos), químicos (como os nutrientes presentes nas águas e nos solos) ou geológicos (como o solo).

Em ecologia, denominam-se fatores abióticos (AO 1945: factores abióticos) todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como a luz e a radiação solar, a temperatura, o vento, a água, a composição do solo, a ...

Os fatores abióticos são componentes não vivos que influenciam a vida dos seres vivos presentes no ecossistema. Através dos fatores abióticos os seres vivos fazem adaptações para seu desenvolvimento. Esses fatores variam de valor de local para local, o que determina uma grande variedade de ambientes.

O meio biótico é o conjunto de todos os organismos vivos como plantas, animais e decompositores, que vivem num ecossistema.