Porque é que surgiu o desenvolvimento sustentável?

Perguntado por: aornelas6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

O conceito de desenvolvimento sustentável foi proposto para assegurar um crescimento econômico sem esgotar os recursos do planeta para o futuro.

Conceito começou a ser usado no final da década de 1980. Em 1987, a diplomata e médica Gro Harlem Brundtland, também ex-primeira-ministra da Noruega, usou o termo “desenvolvimento sustentável” pela primeira vez.

No Brasil, a expressão “sustentabilidade”, ganhou dimensões maiores após a realização da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO), em 1992, no Rio de Janeiro.

“Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”. Em outras palavras, o desenvolvimento sustentável é aquele que assegura o crescimento econômico, sem esgotar os recursos para o futuro.

O termo sustentabilidade surgiu nessa reunião, Brundtland, que aconteceu em 1987; está associado ao desenvolvimento sustentável e de maneira alguma pode ser dissociado de economia. Nem pode ser dissociado de consumo, pois consumo é inerente ao ser humano.

Desenvolvimento sustentável: exemplos

  • exploração consciente de recursos naturais;
  • preservação de bem naturais aliada à dignidade social;
  • diminuição do ritmo de consumo;
  • programas socioambientais de conscientização da população;
  • reciclagem;
  • investimento em fontes renováveis de energia;
  • reflorestamento.

O fortalecimento do conceito de consumo sustentável surgiu a partir da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro.

Sustentabilidade é a capacidade de uso consciente dos recursos naturais sem comprometer o bem-estar das gerações futuras. Seu objetivo principal é encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. A sustentabilidade representa o equilíbrio encontrado na exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

De tal maneira, a sustentabilidade social é fundamental no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida de toda a população, o que deve ser medido através de índices como a redução da violência, o aperfeiçoamento da educação e da saúde pública, por exemplo.

Qual é a importância da sustentabilidade para a sociedade e empresas? Como você viu, a sustentabilidade é o meio de garantir o suprimento das necessidades atuais da sociedade sem comprometer o das gerações futuras. Nesse sentido, calcular o impacto ambiental de cada ação é ato central ‒ mas não única ‒ para reduzi-lo.

Os princípios do desenvolvimento sustentável são, o social, o ambiental e o econômico.