Porque não recebi meu abono salarial?

Perguntado por: lbaptista . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Para isso, o cidadão pode consultar os aplicativos da Caixa (Caixa Tem ou Caixa Trabalhador). No primeiro, basta se cadastrar, realizar o login e ir na opção “Abono Salarial”, onde poderá acessar o saldo disponível para resgate e verificar o calendário de pagamento do ano de 2023.

Dentre os motivos da negativa estão:

  1. Não ter o número mínimo de dias trabalhados.
  2. A média salarial acima da exigida.
  3. Primeiro emprego em menos de cinco anos.

Em 2021, o PIS (Programa de Integração Social) não foi pago para os trabalhadores. Isso significa que as pessoas com valores a receber pelo ano-base 2020, receberão o pagamento apenas em 2022. Já os trabalhadores com ano-base 2021, receberão em 2023.

Para a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, basta acessar com seu login GOV.BR, utilizando seu CPF e a senha cadastrada. Toque em Benefícios e, em seguida, em Abono Salarial . O aplicativo vai informar se o trabalhador está ou não habilitado para receber o abono salarial.

Neste caso, a pessoa tem como: - Entrar em contato com o RH e administração da respectiva companhia para verificar se os dados foram enviados da forma correta; - Contactar o Ministério do Trabalho pelo número 158, ou pelo e-mail trabalho.sigladoestado@mte.gov.br; - Buscar a agência da Caixa para constatar se não ...

Caso você não tenha sacado o Abono Salarial dentro do calendário anual de pagamentos, entre em contato com o Ministério da Economia através do Alô Trabalhador no telefone 158. Como fazer o cadastramento no Pasep (Entidade e Servidor)? Veja o passo a passo clicando aqui.

Pelo Meu INSS
O Meu INSS deve ser acessado com a conta gov.br pelo site ou no celular. Acesse o aplicativo Meu INSS (Android | iOS | Web); Toque no ícone de três barras no canto superior esquerdo; Confira o PIS logo abaixo do seu número de CPF.

O que é o Abono Salarial
​Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei.

Existem algumas regras para ter direito ao PIS, mas é possível fazer a consulta por aplicativos como: Carteira de Trabalho Digital, Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Ainda é possível usar o telefone da Caixa destinado ao atendimento do Cidadão que é o 0800 726 0207.

A Caixa depositará o dinheiro na conta corrente ou poupança, para quem é cliente do banco, ou na conta poupança digital, para quem não é cliente do banco e o dinheiro deverá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.