Porque não pode colocar papel alumínio no microondas?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Papel alumínio pode ir no micro-ondas? Não, não pode colocar papel alumínio no micro-ondas. Trata-se de um metal com alta capacidade de condução de energia, mas não resistente o bastante para suportar o calor gerado dentro do micro-ondas.

Além de derreterem em questão de segundos, podem contaminar a comida com substâncias químicas. Também conhecido como papel filme e PVC, por ser um plástico bem fino, pode derreter quando exposto ao calor e até causar incêndio.

Itens de alumínio não podem, de jeito algum, ir no micro-ondas, pois o calor das ondas em contato com o metal pode causar acidentes sérios, que colocam em risco a sua família, a sua casa e seu aparelho. Mesmo detalhes em alumínio podem ser perigosos, por isso fique atento!

Com a evolução da tecnologia dos fornos micro-ondas, a ideia de que não se pode utilizar um produto em conjunto com o outro caiu por terra. Desta forma, é possível afirmar que as formas de alumínio podem sim ser utilizadas dentro deste tipo de forno.

Colocar utensílios de metal ou mesmo papel alumínio no micro-ondas pode ser muito perigoso. Os metais são excelentes condutores de energia e, se levados ao micro-ondas, o contato com os campos elétricos e magnéticos do aparelho pode criar uma corrente elétrica nesses materiais condutores.

Uma dúvida frequente é se pode colocar vidro no micro-ondas. Vidro é um material resistente, porém, dê preferência para os apropriados, principalmente os temperados, eles resistem mais a temperaturas mais altas. Mas não abuse!

Não, o uso de papel manteiga e papel alumínio na Philips Airfryer não é recomendado pelas seguintes razões: Se você cobrir o fundo da cesta, o fluxo de ar dentro da airfryer será reduzido. Isso resultará na diminuição do desempenho de cozimento da Philips Airfryer.

2- Tampe os alimentos ao esquentar a comida: os micro-ondas mais modernos costumam vir com uma tampa plástica para tampar as refeições ao esquentá-las. Use-a para evitar que as ondas de calor do eletrodoméstico cheguem diretamente na comida. No caso das marmitas, mantenha a tampa fechada durante o aquecimento.

Agora, imagine que, depois de várias horas de preparo ou até mesmo no dia seguinte, você pega o café requentado e o submete a um novo aquecimento, e pior: no forno. Ele estará completamente oxidado, com as propriedades originais totalmente alteradas. É por isso que o café requentado no micro-ondas faz mal.

Com a tampa fechada, coloque-a no microondas e aqueça por 5 minutos em potência média/alta. Abra a marmita (cuidado: vapor quente) e verifique a temperatura na parte central do alimento. Se ali ainda estiver frio ou gelado, recoloque a tampa e aqueça por mais 1 ou 2 minutos.