Porque médico não pode ter tatuagem?

Perguntado por: rmenezes5 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

Se aprovada como está, a lei pode prejudicar o profissional da tatuagem, pois limita ao médico qualquer procedimento invasivo com injeção de substâncias, salvas algumas excessões de outros profissionais de Saúde citados no texto do projeto.

As tatuagens e piercings estão inseridos na categoria de modificações corporais por razões não médicas, quando há uma interferência na forma natural do corpo do indivíduo, tornando-o diferente das outras pessoas.

Saúde, direito, finanças e engenharia são alguns dos segmentos onde os tatuados podem encontrar olhares mais desaprovadores. Mas é claro que existe uma série de lugares que não possuem qualquer problema em contratar pessoas com tattoos.

Abaixo, você confere uma lista com os principais empregos que costumam aceitar tatuagem, são eles:

  • Agências de publicidade;
  • Redação;
  • Empresas de Arquitetura;
  • Empresas de Design;
  • Empresas de Comunicação;

Sem dúvidas alguma. A tatuagem não é e não pode ser requisito para ingressar na Universidade. Inclusive, esse questionamento antes era feito sobre pessoas tatuadas poderiam ser concursadas e a Justiça entendeu que isso não é requisito.

Tatuagem não é aconselhável para pessoas com alguma alergia aos pigmentos utilizados ou que já tenham alguma doença de pele (como psoríase e vitiligo). A tatuagem também não é aconselhável durante a gravidez e amamentação.

É importante notar que a migração da tinta para os gânglios linfáticos não acontece instantaneamente. Na verdade, pode levar semanas, ou até mesmo meses, para que os macrófagos realizem essa jornada completa.

Assim, empresas que lidam com áreas de atuação mais formais, como funcionários de banco ou advogados, acabam não aceitando pessoas com algum arte corporal.

Mostrando que tatuagem não influencia na competência do profissional de enfermagem.

A existência de tatuagem não é impeditiva para a posse nas carreiras da Polícia Federal, desde que elas não façam alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, à violência, à criminalidade, à ideia ou ato libidinoso, à discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem ou, ...

Sim! Quem tem tatuagem pode sim fazer concurso. As bancas avaliadoras devem levar em consideração que a tatuagem não atrapalha o exercício da função. Além disso, desde 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que os editais não podem estabelecer qualquer restrição a pessoas com tatuagem.