É verdade que médico não pode ter tatuagem?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

Os médicos podem fazer a tatuagem que quiserem? As tatuagens são uma forma válida de expressão pessoal para os médicos, assim como para qualquer outra pessoa, ou existem regras especiais para estes profissionais? É uma área indefinida.

"Não há motivo para alarde dos tatuadores. Nós, médicos, não temos a intenção de prejudicar ninguém, não existe o interesse de exercer o trabalho de tatuagem." Ele diz que o problema consite em uma brecha que ficou no projeto de lei, mas que certamente será solucionado, uma vez que a lei ainda ainda não foi sancionada.

As tatuagens e piercings estão inseridos na categoria de modificações corporais por razões não médicas, quando há uma interferência na forma natural do corpo do indivíduo, tornando-o diferente das outras pessoas.

Saúde, direito, finanças e engenharia são alguns dos segmentos onde os tatuados podem encontrar olhares mais desaprovadores. Mas é claro que existe uma série de lugares que não possuem qualquer problema em contratar pessoas com tattoos.

Sem dúvidas alguma. A tatuagem não é e não pode ser requisito para ingressar na Universidade. Inclusive, esse questionamento antes era feito sobre pessoas tatuadas poderiam ser concursadas e a Justiça entendeu que isso não é requisito.

Abaixo, você confere uma lista com os principais empregos que costumam aceitar tatuagem, são eles:

  • Agências de publicidade;
  • Redação;
  • Empresas de Arquitetura;
  • Empresas de Design;
  • Empresas de Comunicação;

Mostrando que tatuagem não influencia na competência do profissional de enfermagem.

Pessoas com a imunidade comprometida não devem tatuar. Pois, há maior risco de infecção; as com problemas de pele, já que têm maior probabilidade de sofrer reação alérgica; as que sofrem de valvulopatia (alteração nas válvulas cardíacas), e que já tiveram hepatite B e C.

Hepatite, aids, infecções causadas por fungos e bactérias, reações alérgicas, melanoma, hanseníase. E essas são apenas algumas das doenças e problemas de saúde que podem ser causados por tatuagens . Há casos de choque, provocado por produtos tóxicos, tétano, doenças sexualmente transmissíveis e tuberculose.

Tatuagem não é aconselhável para pessoas com alguma alergia aos pigmentos utilizados ou que já tenham alguma doença de pele (como psoríase e vitiligo). A tatuagem também não é aconselhável durante a gravidez e amamentação.

quem tem tatuagem pode trabalhar na radiologia. e. a resposta é sim.

A resposta é sim, mas apenas fora do ambiente de trabalho. Ao ingressarem em hospitais, clínicas e demais instituições e espaços de saúde, o recomendado é que os profissionais retirem os seus piercings expostos, e mantenham o local do furo tapado e bem limpo.

podem doar sangue? Tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação: após 12 meses do procedimento; se feitas em estabelecimento adequado (seguro) e com todos os cuidados necessários (assepsia correta e material descartável), o prazo é de 6 meses.

Sim! Quem tem tatuagem pode sim fazer concurso. As bancas avaliadoras devem levar em consideração que a tatuagem não atrapalha o exercício da função. Além disso, desde 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que os editais não podem estabelecer qualquer restrição a pessoas com tatuagem.

A tatuagem possui hoje um status artístico perante a sociedade. Embora algumas entidades e pessoas ainda sejam conservadoras quanto a ela, essa arte tem tudo para crescer e superar cada vez mais seus preconceitos, conquistando seu espaço na sociedade brasileira.

Pode sim! Até porque a tatuagem não é uma barreira para o exercício das suas funções.