Porque doce baixa a pressão?

Perguntado por: ralegria . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Pesquisas anteriores haviam indicado que o consumo de grandes quantidades de alimentos contendo cacau poderia diminuir a pressão sangüínea, provavelmente devido à ação dos polifenóis – um grupo de substâncias químicas encontrado em plantas, incluindo os flavonóides, aos quais são atribuídos benefícios à saúde.

Entretanto, existe outro vilão: o açúcar. Em excesso, ele também faz a pressão subir.

Chocolate amargo
Este doce tratamento pode reduzir a pressão arterial. Uma revisão de 15 estudos sugere que o chocolate amargo rico em cacau é capaz de reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão ou pré-hipertensão.

2. Doces e bebidas adoçadas. Quantidades exageradas de açúcar na dieta podem ser reponsáveis pelo aumento dos níveis de gordura no sangue. A substância vai se acumulando nas paredes dos vasos, diminuindo a amplitude das veias e artérias, atrapalhando o fluxo sanguíneo e aumentando a pressão.

Ervas, raízes, cereais ou frutas que possuem substâncias com propriedades antioxidante e vasodilatadora comprovadas melhoram a circulação sanguínea, diminuindo a pressão nas artérias. Alguns exemplos são cúrcuma, hibisco, alfavaca, romã, mirtilo, gengibre, limão, alpiste, mangaba, ruibardo, aipo, alho e aveia.

Não. O ato de comer doce, mesmo que excessivamente, não causa pressão baixa.

No dia a dia, se você foi diagnosticado com pressão baixa ou sofre com crises de hipotensão, consuma bastante água e alimentos salgados. Nesse caso, a ingestão de água irá ajudar a resfriar a temperatura corporal. Além disso, também ajuda a eliminar o sal que for consumido a mais, evitando inchaços.

Sal pode ser menos prejudicial à saúde de pacientes com pressão arterial elevada do que se pensava. De acordo com médicos do Mid America Heart Institute, um novo estudo descobriu que açúcares processados podem contribuir mais para a pressão alta e doenças cárdicas do que o sal.

Estímulo: massagear com pressão moderada usando o dedo indicador, fazendo movimentos de um lado para o outro. Esse ponto fica bem abaixo do lábio inferior (na região do cavanhaque). Realizar movimentos nessa região faz o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.

Todos os tipos de exercícios podem ter benefícios em reduzir a pressão arterial. Tanto exercícios aeróbicos, como a corrida, a natação ou a bicicleta, como os exercícios resistidos dinâmicos, como a musculação e os exercícios isométricos mostraram que tem um efeito benéfico sobre a hipertensão arterial.

Controla a pressão arterial
O limão contém potássio, um mineral que tem ação contrária à do sódio sobre a pressão arterial: enquanto o sódio faz com que ela aumente, o potássio provoca uma diminuição. Dessa forma, o consumo do limão ajuda a manter a pressão dentro de uma faixa saudável, evitando crises hipertensivas.

Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.