Porque cortar o prepúcio na Bíblia?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Após mudar o nome de Abrão para Abraão, o Criador prometeu uma grande descendência e selou uma aliança única e especial. Como sinal dessa aliança, pediu para que Abraão e todos os homens do acampamento fizessem a circuncisão. Essa foi a única vez que homens adultos foram circuncidados.

Al Salem explica que muitas culturas incorporaram a circuncisão por razões que vão desde a higiene até os rituais de maioridade, oferecendo cerimônias aos deuses ou como marcas de identidade cultural.

A circuncisão como exigência incontestável de Deus, imposta a Abraão e a toda a sua descendência, estava expressa em Génesis 17:11.

Circuncisão é um procedimento cirúrgico que remove o prepúcio, a pele que cobre a glande do pênis. É um termo oriundo do latim, que significa “cortar ao redor”. A cirurgia de circuncisão é realizada há mais de cinco mil anos, geralmente por motivos religiosos, entre muçulmanos e judeus.

Dicionário Bíblico Online
Pele que cobre a ponta do membro sexual masculino (#Gn 17.11; ver CIRCUNCISÃO).

Por outro lado, existe uma forte tradição religiosa, especialmente entre judeus e muçulmanos, que retiram o prepúcio dos meninos. Em outros países, como os Estados Unidos e Coreia do Sul, existe o hábito dos meninos recorrerem à cirurgia, mesmo sem recomendação médica.

No oitavo dia de nascimento, como todo homem judeu, Jesus foi circuncidado.

Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura” (Mc 7.15). Uma boa higiene é muito importante para o corpo humano, para que tenhamos uma vida saudável e equilibrada.

O que é circuncisão? A circuncisão, também conhecida como postectomia, é a cirurgia realizada para correção da fimose (incapacidade de redução do prepúcio, de modo a possibilitar a exposição da glande de uma forma completa).

Para os religiosos, trata-se de um "mitzvá" - um dos 613 preceitos do judaísmo - e um símbolo do pacto de Deus com o povo eleito por meio do patriarca Abraão, como narrado no Gênesis: "Circuncidai a todo varão, circuncidai a carne de vosso prepúcio e esse será o sinal do pacto entre mim e vós".

Também há estudos que indicam a diminuição da incidência de câncer do pênis e de diversas doenças bacterianas causadas por fungos. Apesar de bem-vinda como método preventivo de doenças, a circuncisão é indicada raríssimas vezes por razões médicas.

A passagem tem por objetivo principal demonstrar que a circuncisão, como sinal “manifesto na carne” (v. 28), só é vantajosa para quem pratica a Lei (v. 25). O horizonte a partir do qual se avalia o proveito ou não da circuncisão é o escatológico, do encontro definitivo com Deus, que não usa de parcialidade com ninguém.

Davi consegue 200 prepúcios filisteus em troca da mão de Mical.

Então disse Saul: Assim direis a Davi: O rei não deseja dote, senão cem prepúcios de filisteus, para que seja vingado dos seus inimigos. Porquanto Saul tentava fazer Davi cair pela mão dos filisteus.