Porque a Olga foi deportada para a Alemanha?

Perguntado por: ifogaca5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Vários outros colegas de Prestes também foram presos, e muitos foram torturados pela polícia. Nos inquéritos, Olga recusou-se a cooperar e ceder informações ao governo, que decidiu deportá-la. Durante sua prisão, ela anunciou sua gravidez, porém, mesmo assim, foi deportada para seu país de origem, a Alemanha.

Foi obrigada a fugir da Alemanha em 1928 após participar do assalto que libertou Otto Braun da prisão de Moabit. Por essa razão, foi acusada de alta traição à pátria e refugiou-se em Moscou, na União Soviética.

O decreto de expulsão do país de Olga Benário foi assinado em 27 de agosto por Getúlio Vargas, que desprezou sua gravidez e seu casamento com um brasileiro, situações que lhe garantiriam a permanência no país.

Foi presa pela Gestapo ao chegar na Alemanha em 18 de outubro de 1936 e então levada para a Barnimstrasse, prisão de mulheres da Gestapo, onde teve sua filha, Anita Leocádia Prestes, que ficaria em seu poder até o fim do período de amamentação e depois, entregue à avó D. Leocádia.

Olga defendia que a luta armada era essencial no combate aos fascismos da extrema-direita. Em 1934, Olga recebeu uma missão da Internacional Comunista (entidade do Partido Comunista responsável pela divulgação do comunismo internacionalmente): garantir a segurança de Luís Carlos Prestes em seu retorno ao Brasil.

Comunismo (do latim communis) é um sistema ideológico e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...

c) Olga foi sentenciada à prisão por um período de dez anos com pena a ser cumprida no Brasil.

Resposta verificada por especialistas
Os integrantes do movimento denunciavam a pobreza extrema e exploração das camadas miseráveis pelos políticos, enfrentando o exército. Olga Benário foi deportada por ser acusada de ter ligação com o comunismo, uma vez que era membro do Partido Comunista.

Deportação e morte de Olga
Ao ser presa, Olga anunciou sua gravidez. Como não houve cooperação de Olga durante os inquéritos, ela foi deportada para a Alemanha, em 1936, a bordo do navio La Coruña. O tratamento de Olga na Alemanha Nazista foi o pior possível, pois, além de comunista, era judia.

Conhecida no Brasil como Olga Benário ou Olga Benário Prestes, Maria Bergner era uma revolucionária que defendia o comunismo e lutava para acabar com as desigualdades e injustiças sociais. Nasceu em Munique, na Alemanha, em 1908, numa família judia de classe média.