Por que usar laços?

Perguntado por: ffrutuoso . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

O laço é tendência de moda pois transmite muito o romantismo e feminilidade nos looks. Outro diferencial desse item, é que ele tem uma extensa variedade de opções. É possível encontrar laços para todos os tipos de ocasiões. Desde os mais discretos para eventos formais, até os mega arrojados para looks casuais.

O laço simboliza a união, a felicidade, a energia, a força, a justiça, a fortuna, o divino.

Outubro é o mês, rosa a cor e o laço de fita o símbolo que o mundo inteiro reconhece no movimento de combate e prevenção do câncer de mama.

A ideia teria origem no século XIX, quando muitas mulheres, supostamente, usavam laços amarelos no cabelo enquanto seus maridos lutavam na Guerra Civil Americana (1861 - 1865).

Laço cor-de-rosa é um laço solidário usado pelas pessoas, empresas e organizações como símbolo da luta e prevenção do câncer de mama.

A história mostra que desde a Idade Média, o exército já utilizavam os laços para identificar seus soldados, isso continuou no século XV quando as monarquias europeias identificava a nacionalidade dos seus soldados através dos laços.

O 'laço' é uma figura para fazer referência a tudo que o ímpio diz, com dolo ou não, que possa induzir o crente a desviar-se da obediência a Deus: “Os ímpios me armaram laço; contudo não me desviei dos teus preceitos” (Sl 119:110).

Nos anos 90 ativistas da luta contra a Sida (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - Aids) inspirados pela força do laço decidiram fazer laços para os que lutavam contra a doença. O laço que representa a Sida tornou-se vermelho por essa ser a cor da paixão.

O duplo sentido da expressão "laços de amor": pode se referir à união e ao afeto dos amantes; pode se referir à prisão, armadilha, algo que prende e pode "sufocar".

Os laços de afeto são as conexões emocionais entre as pessoas. Eles podem ser formados entre familiares, amigos, colegas de trabalho, entre outros, e envolvem sentimentos de amor, carinho, confiança e apoio mútuo.

A ideia de laços conscientizadores se popularizou e, nos anos 90, era a vez do câncer de mama receber sua própria fita. Durante a Corrida pela Cura de Nova York de 1991, foram distribuídos laços cor-de-rosa para todos os participantes. No entanto, nessa época, ele ainda não era um símbolo muito forte.

A história do laço começou em 1917, quando o músico George A. Norton lançou a canção “Round her neck she wears a yellow ribbon”, título que em tradução literal significa algo como “Ela usa uma fita amarela em volta do pescoço”.

31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco. Laço Preto: Luto.

Mas você sabe por quê o laço rosa virou símbolo de combate ao câncer de mama? Em 1991, as fitas cor-de-rosa foram distribuídas na Corrida pela Cura promovida no mês de outubro pela Susan G. Komen for the Cure, uma organização estadunidense dedicada à conscientização sobre o câncer de mama.