Por que separado?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 28 de junho de 2023
4 / 5 18 votos

Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Porquê é um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em gênero: o porquê, os porquês. Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas.

Uso correto dos porquês: guia do por que, porque, por quê, porquê

  1. Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?
  2. Porque: utilizado em respostas. Exemplo: Porque agora não temos tempo.
  3. Por quê: utilizado no fim das frases. ...
  4. Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

O termo “por que” pode ser substituído por expressões como “por qual motivo” e “por qual razão”, entre outras.

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural.

A conjunção “porque” (sem acento) tem o mesmo significado de “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de que”: Corro porque estou cansado de ficar para trás. Porque sou paciente, algumas pessoas abusam da minha boa vontade.

Esse tipo de porque, escrito junto e sem acento, indica uma justificativa, explicação ou a causa de alguma situação.

5ª dica: Início de frase
Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

A palavra “como”, dependendo do contexto, pode ser sinônimo de “por exemplo”. Ou seja, é comum utilizarmos essas duas possibilidades, juntas ou separadas, e ambas estão corretas. Da mesma forma, a expressão “como exemplo” também está correta, pois nela o “por” foi substituído pelo “como”.

O “por que” separado e sem acento deve ser usado, segundo as regras gramaticais, em frases interrogativas diretas e indiretas e quando ele possuir o mesmo significado de “razão”, “motivo” ou “causa”.

Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. Pode ser substituído por “pelo qual”, “pelos quais” etc.

1 tal porque, isso pois, tal pois, isso visto que, tal visto que, isso por causa de, tal por causa de, isso devido a, tal devido a, isso pelo motivo de, tal pelo motivo de, isso graças a, tal graças a, isso uma vez que, tal uma vez que, isso posto que, tal posto que, isso dado que, tal dado que, isso em razão de, tal ...