Por que resenha não é resumo?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

A diferença entre resumo e resenha é que o resumo descreve os acontecimentos de um texto ou filme de forma breve, ou seja, sem detalhes. A resenha, por sua vez, relata sobre o assunto de que o texto ou filme aborda, sem descrever os acontecimentos.

A diferença entre resumo e resenha está basicamente na quantidade de informações apresentadas sobre a obra. Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos.

Resenha: gênero textual que mescla o resumo, conforme definição acima, com trechos descritivos ou analíticos. Nesse sentido, a resenha acrescenta informações novas ao texto originalmente resenhado. Por isso, é possível dizer que, em toda resenha, existe um resumo.

A resenha é um texto que consiste em uma descrição, opinativa ou neutra, de determinado objeto, seja ele um evento ou uma obra cultural. Na atualidade, a resenha assume papel importante no sucesso ou fracasso de produções culturais.

Apesar de muitos confundirem esses dois modos de escrita, eles não são iguais. De uma maneira simples, podemos dizer que o resumo busca sintetizar um texto, e a resenha tem como objetivo ser algo mais crítico e opinativo.

A resenha crítica é um texto pertencente ao campo jornalístico e que tem como principal função expor uma opinião do autor acerca da qualidade de determinada obra (artística, acadêmica etc.).

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

A estrutura da resenha crítica segue o modelo dos textos dissertativos-argumentativos, ou seja: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Resenha é um gênero textual que traz levantamentos de alguma obra (livro, filme etc.) sob o ponto de vista de um leitor. Esse gênero pode apresentar um viés crítico ou não. Resenha é um gênero textual que tem o objetivo de fazer levantamentos críticos ou comentários a respeito de um livro, filme, peça teatral etc.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.