Por que quem ganha em Minas Gerais ganha no Brasil?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Segundo eles, vencer em Minas Gerais é importante para consolidar a vitória no restante do Brasil por dois motivos principais: o tamanho do seu eleitorado e a heterogeneidade do estado.

Atualmente, alguns fatos reforçam Minas Gerais como um estado-chave para as eleições presidenciais. Somos o segundo maior colégio eleitoral do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. E ainda, neste ano, Minas Gerais ampliou o número de eleitores, segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

MG confirma ser estado decisivo nas eleições e reflete votação nacional entre Lula e Bolsonaro.

Segundo especialistas, a principal explicação é o fato de o estado ser também o que melhor resume o país em sua diversidade, em termos geográficos, demográficos e socioeconômicos.

Lula (PT) recebeu 48,43% dos votos no Brasil e 48,29% em Minas. Já Bolsonaro recebeu 43,20% no país e 43,60% no estado mineiro.

A rica cultura, a história, as lendas, e as paisagens tão famosas desse Estado podem proporcionar, além da paz e harmonia que o contato com a natureza traz, uma imersão no passado do nosso País.

Na disputa nacional, Lula e Bolsonaro registraram 50,90% e 49,10% dos votos válidos, respectivamente, com uma diferença entre eles foi de 2.139.503 votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 99,99% das urnas apuradas.

Confira os municípios onde Lula teve mais votos
Os resultados por Estado acompanharam os números do primeiro turno. O Piauí foi, mais uma vez, onde o petista obteve melhor desempenho: 76,86%, ante 74,08% dos votos válidos no primeiro turno. Das dez cidades que mais votaram em Lula, oito ficam no Piauí.

Às 19h56 deste domingo (30), com 98,91% das urnas apuradas, Lula foi considerado eleito após receber 59.563.912 votos (50,83% dos votos válidos), contra 57.675.427 votos (49,17% dos votos válidos) de Bolsonaro.

Lula foi o melhor presidente da história e Bolsonaro é o pior, apontam eleitores. O ex-presidente Lula (PT) foi o escolhido pelos eleitores brasileiros como o melhor presidente da história da Nova República, segundo a mais nova pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira 6.

Minas Gerais possui grande importância história para o país. A região começou a ser desbravada ainda no século XVI com os bandeirantes. A partir de então, o estado passou a ser palco de acontecimentos importantes para os rumos do Brasil, como a corrida do ouro e a inconfidência mineira.

O segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais, tem uma diversidade muito grande de eleitores, o que faz com que o estado seja um “retrato” do Brasil. Dizem, até, que quem ganha em Minas ganha a eleição presidencial.

Lula venceu o pleito, com 50,90% dos votos. O petista ganhou em todos os estados do Nordeste, além de Minas Gerais, no Sudeste, Amazonas, Pará e Tocantins, no Norte.

Em disputa apertada, Lula derrota Bolsonaro e é eleito presidente da República. Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil com mais de 60 milhões, trezentos e quarenta mil votos.

Leia também. Assim como no primeiro turno, a cidade em que Bolsonaro obteve a maior votação foi Nova Pádua (RS).

Na disputa de segundo turno mais acirrada desde a redemocratização, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez. Até as 20h30 deste domingo (30), com 99,6% das urnas apuradas, a diferença entre Lula e o oponente, Jair Bolsonaro (PL), era de pouco mais de 2 milhões de votos.