Quem foi o primeiro jornalista brasileiro?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.1 / 5 12 votos

abr. 2017), seria o 161º aniversário de Narcisa Amália de Campos. De São João da Barra, norte do Rio de Janeiro, Narcisa foi a primeira mulher a se profissionalizar como jornalista no Brasil. Fundou, em 1884, o jornal quinzenal Gazetinha, que tinha como subtítulo “folha dedicada ao belo sexo”.

Nascida em São João da Barram norte do Rio de Janeiro, Narcisa Amália de Campos foi a primeira mulher jornalista do Brasil.

Desgostoso e amargurado com a condenação do filho faleceu na sua terra natal em 24/10/1838. Tardiamente foi reconhecido como o primeiro jornalista do Brasil. *Nelson Varón Cadena é jornalista, pesquisador e escritor.

Dom João VI aportou em 22 de janeiro de 1808 na Bahia, assinou a Carta Régia abrindo os portos brasileiros às nações amigas e, entre outras providências, depois de instalado no Rio de Janeiro, criou também – mais tarde – este (a Gazeta), que era o jornal oficial da Corte.

A Origem dos Jornais e do Jornalismo
Não se sabe ao certo a origem exata do jornalismo e qual foi o primeiro jornal do mundo, mas os historiadores atribuem ao lendário Imperador Romano Júlio César esta invenção.

José Hamilton Ribeiro
Nascimento29 de agosto de 1935 (88 anos) Santa Rosa de Viterbo, SP
OcupaçãoJornalista
Nacionalidadebrasileiro

Glória Maria é eleita a jornalista mais bonita da televisão brasileira - Fotos - UOL TV e Famosos.

Narcisa Amália de Campos, a primeira jornalista do Brasil.

A Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal publicado em território nacional, começa a circular em 10 de setembro de 1808, impressa em máquinas trazidas da Inglaterra.

História do Jornal no Brasil
No Brasil, a história do jornal se iniciou em 13 de maio de 1808 na cidade do Rio de Janeiro, com a chegada da família real portuguesa, que trouxe junto uma imprensa. Essa imprensa trazida pela família real era denominado na época de Impressão Régia, hoje conhecida como Imprensa Nacional.

O primeiro jornal que se tem notícia surgiu em Roma em 59 A.C e se chamava Acta Diurna. Ele nasceu do desejo de Júlio César de informar o público sobre os acontecimentos sociais e políticos e divulgar eventos programados para cidades próximas.

O símbolo do Jornalismo é composto por três elementos: uma folha de papel, uma pena e o termo “LEX” – que significa lei em latim. No entanto, a raposa e a foca também são associadas à prática jornalística.

"Alguns temem que o governo queira apenas manter a marca Wiener Zeitung com seus 320 anos de história, enquanto ninguém sabe como será a futura publicação, se continuará sendo um jornalismo sério", disse à AFP o vice-editor Mathias Ziegler.

O jornal em alemão Relation aller Fürnemmen und gedenckwürdigen Historien, impresso a partir de 1605 por Johann Carolus em Estrasburgo, é reconhecido como o primeiro jornal da história.

Na China, jornais escritos a mão surgiram no século VIII. A partir da invenção de Johannes Gutenberg, em 1447, surgiram os jornais modernos, que tiveram grande circulação entre comerciantes, para a divulgação de notícias mercantis.